Programa Bombeiro Amigo

  • Post publicado:10 de janeiro de 2021
  • Última modificação do post:15 de abril de 2021
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

Entidade Responsável: Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal

O Bombeiro Amigo é um programa social do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal que oferece para pessoas idosas atividades educativas, esportivas, culturais, recreativas e de convivência, visando o bem-estar e a saúde global dos participantes.

É importante ressaltar que o Programa Bombeiro está de acordo com o que prevê o Estatuto do Idoso (2003) que enfatiza a obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público de assegurar ao idoso seus direitos, com prioridade, e efetivas políticas de valorização da vida, da saúde, da educação, da alimentação, do esporte, da cultura, do trabalho, da cidadania, do lazer, da liberdade, da dignidade e repeito à convivência familiar e social.

Destinatário do serviço: Público atendido

O Programa Bombeiro Amigo é voltado para pessoas idosas, a partir dos 60 anos e atende, todo ano, mais de 800 participantes em seis Regiões Administrativas do Distrito Federal.

Funcionamento do serviço:

O Bombeiro Amigo é gratuito e funciona nos Grupamentos do Corpo de Bombeiros. O programa utiliza aulas teóricas e práticas com intuito de manter os participantes em atividade, na fase de envelhecimento, e estimular as relações sociais e a convivência. As atividades incluem oficinas temáticas (artesanato, música, dança, informática, horta); práticas esportivas (ginástica, hidroginástica, caminhada), além de confraternizações, passeios culturais e recreativos.

As atividades funcionam de segunda a sexta, das 7h às 18h, de acordo com a agenda semanal de atividades em que o participante estiver inscrito. Os passeios geralmente ocorrem nas sextas-feiras ou finais de semana.

Comunicação com o usuário: Como participar

As inscrições para o Bombeiro Amigo são presenciais e realizadas nos Grupamentos Militares que possuem o programa. Para realizar a inscrição é preciso consultar a oferta de vagas, na unidade mais próxima. A pessoa idosa deve comparecer para uma visita e, após uma observação, escolher a atividade que deseja participar.

Documentos para inscrição

– Carteira de Identidade ou similar

– Comprovante de residência

– Atestado de Saúde (atividade física)

– 2 fotos 3×4

Onde funciona

O Programa Bombeiro Amigo funciona nas seguintes unidades:

– Brazlândia: 7º Grupamento de Bombeiro Militar. Área Especial nº 01 Lote s/n.

– Ceilândia; 8º Grupamento de Bombeiro Militar. QNM 18 AE 02. Ceilândia Norte.

– Gama: 16º Grupamento de Bombeiro Militar. Área Especial s/n. Setor Norte.

– Samambaia: 12º Grupamento de Bombeiro Militar. QR 416 Área Especial n° 01.

– Santa Maria: 18º Grupamento de Bombeiro Militar. QR 118 Área Especial Norte.

– São Sebastião: 17º Grupamento de Bombeiro Militar. EQ 201/202 AE s/n.

– Guará: 13º Grupamento de Bombeiro Militar. QE 02 Área Especial s/n. Guará I.

Informações:

Para maiores informações, o usuário pode consultar o link dos programas sociais na página do Corpo de Bombeiros Militar do DF: www.cbm.df.gov.br

Ou por meio dos telefones 3901-7926.