CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

19) Como funciona a Investigação de Incêndios e como posso ter acesso a um Laudo de Perícia de Incêndio?

O serviço abaixo está normatizado pelo item XXIX - ADOÇÃO DE PROCEDIMENTOS - DISPONIBILIZAÇÃO EXTERNA DE LAUDOS do Boletim Geral 113, de 17 de junho de 2019.


A investigação de incêndio é acionada automaticamente pelo Centro de Comunicações do CBMDF, pelo Comandante do Socorro da ocorrência e/ou diretamente pelo interessado, conforme Instruções Normativas da DINVI, bastando ligar para o 193 ou 3901-3602 (telefone fixo e Whatsapp).

Mais informações podem ser obtidas enviando mensagem no Whatsapp da comunicação da Investigação de Incêndio clicando aqui.

Clique para enviar mensagem

O serviço é prestado 24 horas por dia, todos os dias da semana. No entanto, incêndios no período noturno, pela baixa visibilidade, terão acionamento para perícia em casos específicos: como por exemplo, em incêndios com fatalidades, conforme Instruções Normativas e legislações internas da DINVI.


Qualquer cidadão ou instituição que demande um laudo de investigação de incêndio deve encaminhar um e-mail para dinvi@cbm.df.gov.br, informando: 

- os dados pessoais;

- celular;

- e-mail;

- motivação e justificativa para ter acesso ao Laudo de Investigação de Incêndio. 

O demandante deve anexar ao e-mail os seguintes documentos: 

- documento de identificação pessoal (RG, CNH, CREA, CAU, OAB e/ou identidade funcional para profissionais liberais e prepostos de corporações);

- para imóveis: comprovante nominal de conta de água, comprovante nominal de conta de telefone, comprovante nominal de conta de energia, contrato nominal de aluguel, comprovante nominal de IPTU, escritura nominal, certidão de ônus do imóvel, entre outros;

- para veículos: comprovante nominal do IPVA, DUT ou CRLV nominal;

- para embarcações e aviões: documento nominal;

- para Áreas de Proteção Ambiental: ofício com motivação/justificativa;

- para condomínios, representações, sindicatos, associações, entre outros;

- procuração, ata de eleição de síndico ou documento equivalente que comprove a condição de preposto. 

Os e-mail são verificados diariamente, sendo ainda verificada sua pertinência e documentação anexada.Após análise e aprovação da chefia da Seção de Investigação de Incêndio, uma cópia eletrônica do Laudo de Investigação de Incêndio é anexado e disponibilizado por e-mail ao demandante, via sistema eletrônico do CBMDF.


Caso haja a demanda de uma cópia impressa, o demandante, somente neste caso, deve apresentar o comprovante original de pagamento da taxa para ser anexado ao processo SEI de disponibilização, feita por depósito bancário no Banco de Brasília S/A (BRB), Agência: 100, Conta Corrente: 013.368-8, em nome do Fundo de Modernização, Manutenção e Reequipamento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, conforme previsto na Lei n.º 4.076, de 28 de dezembro de 2007. Nesse caso, a SEINV deve anexar um comprovante de recebimento no processo SEI de disponibilização do Laudo de Investigação.


Sempre que necessário, para qualquer tipo de demanda, o atendimento presencial ao cidadão está disponível na Diretoria de Investigação de Incêndio, situada no SAIS Quadra 04 Lote 05, Asa Sul, Brasília-DF (clique aqui ou no ícone abaixo para verificar localização), ou ainda pelos telefones: (61) 3901-3602 e 3901-8577 e pelo e-mail: dinvi@cbm.df.gov.br.

localização

Dúvidas ou demandas de casos diversos são analisadas pelo chefe da Seção de Investigação de Incêndio.

Hits: 2048 Hits