CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

O estresse é uma resposta a um estressor que, quando não é adequadamente resolvido, pode levar a respostas psicológicas e fisiológicas que venham a resultar em consequências negativas à saúde.

No trabalho enquanto bombeiro militar, somos submetidos a estressores intensos e/ou contínuos em nossas ações em prol da sociedade. O estresse crônico implica diretamente tanto na qualidade do serviço prestado quanto na saúde dos nossos profissionais.

Para minimizar esse impacto, o desenvolvimento de ações de gerenciamento do estresse e cuidado à saúde mental se tornam vitais à Corporação, compondo premissa da DISAU atuar nessa questão.

Nesse contexto, e em congruência aos 25 anos de existência do Quadro Complementar no CBMDF, atendendo à sua função de cuidar da Corporação, a equipe da Seção de Saúde Mental e Ocupacional do Centro de Assistência Bombeiro Militar – SESMO/CEABM apresentou ao comando do Grupamento de Atendimento a Emergência Pré-Hospitalar – GAEPH proposta de atenção ao socorrista nos estressores contínuos que enfrenta.

A proposta nasceu de demanda do GAEPH e visa prevenir o adoecimento psíquico relacionado ao trabalho, trazendo informação, orientação e cuidado aos nossos militares.

Essa ação logo será estendida a outras Unidades do CBMDF!