CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

De acordo com um informativo do Departamento de Trânsito do Distrito Federal - DETRAN/DF, publicado eletronicamente, no site: http://www.detran.df.gov.br/wp-content/uploads/2018/06/13_df_motociclistas_fatal_2018.pdf  o uso de motocicletas para deslocamentos diários tem crescido de forma considerável no Distrito Federal, evidenciando o aumento da frota de motocicletas e habilitados na categoria “A”.

Em contraponto, o mesmo informativo apresenta que o número de acidentes envolvendo motocicletas cresceu exponencialmente, inclusive, grande parcela dos envolvidos em acidentes com morte eram habilitados. Cabe ressaltar que nos acidentes que não resultaram mortes houve a internação de vários motociclistas, gerando gastos ao erário público, morbidade do acidentado por um grande período de tempo, quando não ocorria invalidez total.

A experiência dos militares do serviço de Motorresgate, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF, vivenciada diariamente, revelou que muitos acidentes envolvendo motocicletas poderiam ser evitados empregando-se técnicas básicas de direção defensiva e primeiros socorros. Visando preservar o cidadão e a prevenção de acidentes, foi elaborado o projeto de “Treinamento de Primeiros Socorros e Pilotagem Defensiva para Motociclistas da Comunidade” sendo este o primeiro projeto social do gênero a ser realizado por um Corpo de Bombeiros Militar no Brasil.

Desde a sua criação, em 14 de dezembro de 2015 até os dias atuais, mais de 1.300 pessoas se inscreveram voluntaria e gratuitamente para o treinamento que é realizado no Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar do CBMDF, localizado na QE 38, ao lado do Pólo de Modas, no Guará II.

O Treinamento de Primeiros Socorros e Pilotagem Defensiva para Motociclistas da Comunidade é desenvolvido em três níveis: básico, intermediário e avançado. O que diferencia o nível que o participante será inscrito é o porte e a cilindrada de sua motocicleta, pois o participante, durante todo treinamento estará fazendo uso do seu próprio veículo.

São objetivos do curso: apresentar noções de primeiros socorros especificamente para acidentes com motocicletas, além de técnicas de pilotagem defensiva, como por exemplo: a forma correta de frenagem, postura e os cuidados básicos com a motocicleta e, os riscos a serem observados no trânsito.

Tais medidas visam auxiliar o CBMDF na ação de prevenção de acidentes com motocicletas através do referido Projeto, minimizando a possibilidade dos participantes se envolverem em acidentes de trânsito, preparando o condutor da motocicleta a agir de maneira correta ao acionar o serviço de socorro do CBMDF, bem como, manter a segurança do acidentado, do local e dele próprio ao se deparar com uma cena de sinistro, além de facilitar o acesso da comunidade aos diversos serviços prestados pelo CBMDF, e fortalecendo a imagem da corporação no âmbito do meio motociclístico e da sociedade como um todo.

Calendário de cursos:

O Treinamento de Primeiros Socorros e Pilotagem Defensiva para Motociclistas da Comunidade acontece todos os meses. Para saber em quais dias serão ministrados os treinamentos basta acompanhar a divulgação do calendário na página do CBMDF: www.cbm.df.gov.br.

Fevereiro: dias 19 e 20 (nível básico), dia 21 (nível intermediário).

Mais informações pelo telefone da Subseção de Motorresgate do GAEPH: 3901-2887, das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira.