CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

Você sabia que o vidro está presente na vida do ser humano há milhares de anos e estima-se que tenha sido descoberto por volta de 2.000 anos a.C.

No Brasil mais da metade da produção do vidro é destinada para elaboração de garrafas, potes e frascos, sendo considerado um dos melhores materiais para se fazer recipientes com o objetivo de se conservar as características naturais dos produtos.

O vidro é 100% reciclável e de forma infinita. Por ser fabricado com elementos naturais, não reage quimicamente com outras substâncias, podendo ser reutilizado diversas vezes sem alterar as características dos produtos que armazena.

Devido a essas qualidades, ele é amplamente usado pela população, mas, apesar de ser bastante útil, ele não é biodegradável e deve ser tratado com responsabilidade, pois pode demorar milhares de anos para se decompor na natureza.

Por isso, o melhor a se fazer, é reciclar. Existem muitas vantagens na reciclagem do vidro, veja algumas:

• Diminuição do volume de lixo nos aterros;
• Reaproveitamento do vidro em 100%;
• Para cada tonelada de vidro reciclado, gasta-se 70% menos do que se gastaria para se fabricar mais vidro.

Conscientes dessa realidade, convidamos todos a agirem de forma responsável para com a destinação dos produtos feitos de vidro. Primeiramente devemos procurar reutiliza-los e, caso seja necessário descarta-los, é importante que ele seja reciclado.

Lembrando que existem diferentes tipos de vidros. Atualmente no Brasil somente o vidro comum (vidros de garrafas, potes e frascos) é reciclado, os outros tipos como: vidro temperado, reflexivo, laminado, espelho, cristal e pirex ainda são descartados nos aterros.

Independente de qual destinação o vidro terá, deve-se sempre atentar para os cuidados com o seu manuseio, afim de se evitar acidentes. Para isso recomenda-se sempre acondicioná-lo em um envoltório resistente como uma caixa de papelão ou vasilhame plástico.

Aqui no DF já existem alguns pontos de coleta onde você pode destinar o seu vidro de forma segura e responsável.

Seja um cidadão com hábitos sustentáveis: Repense, reutilize e por fim recicle.