Consoante aos objetivos traçados no Plano Estratégico do CBMDF (2017-2024), o Centro de Obras e Manutenção Predial (COMAP) está desenvolvendo o novo projeto do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP) do CBMDF.

O Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CEFAP) é a porta de entrada para a formação e aperfeiçoamento dos militares nas diversas graduações previstas no círculo de Praças Bombeiro Militar. Baseado nessa premissa, a concepção do novo CEFAP baseou-se em estudos e levantamento de necessidades que consideraram a cultura de formação do bombeiro militar e os níveis de excelência que podem ser alcançados com a nova infraestrutura.

O conceito arquitetônico que norteou o projeto do novo CEFAP, inspirou-se na ascensão da carreira do Graduado Bombeiro Militar, demonstrando a evolução das insígnias de graduação desde o ingresso inicial na corporação e a sua simbiose com os dois valores base que permeiam a carreira bombeiro militar: a hierarquia e disciplina.

A nova edificação terá aproximadamente 6.500 metros quadrados, com acessibilidade a pessoas com deficiência e/ou com mobilidade reduzida,  prevendo facilidades como 14 salas de aulas, sala de informática, vestiários e banheiros, refeitório, ampla área de convivência, áreas administrativas e de apoio para os instrutores e militares do expediente, bicicletários, 300 vagas de estacionamento (carros e motos) - que poderá funcionar como pátio em dias de treinamentos de instrução militar, desfiles e demonstrações militares.

A edificação terá premissa ambiental e energética de sustentabilidade, contando com quesitos como o reaproveitamento da água da chuva, luminárias com lâmpadas de LED, comandos setorizados de iluminação, aproveitamento da iluminação e ventilação natural e utilização de cobogós para ampliar a ventilação e luminosidade no interior de determinados ambientes.

O novo CEFAP terá a capacidade operacional para cursos de formação programada para o numerário compreendido entre 350 a 400 militares simultaneamente, coincidindo com a demanda baseada no ingresso das últimas turmas de Soldados.