Na noite de terça-feira (19), aconteceu a solenidade de abertura do II Simpósio Internacional de Saúde Física de Agentes da Segurança Pública – SISAF, no Auditório Cel. José Nilton Matos – situado no Complexo da Academia do CBMDF. Na composição da mesa estava o Comandante-Geral, Cel. Emilson; o Subcomandante-Geral, Cel. Ferreira; o Presidente do II SISAF, Prof. Dr. Luiz Guilherme; o Diretor da Faculdade de Educação Física – UnB, Prof. Dr. Fernando Mascarenhas; o Diretor do DPCT, Cel. Roberto e a Decana de Pesquisa e Inovação – UnB, a Profª Dra. Maria Emília Walter, esta que declarou, oficialmente, aberto o evento. Estiveram presentes autoridades de diferentes órgãos da Segurança Pública de Estados Brasileiros e demais participantes inscritos.

O Comandante-Geral, Cel Emilson, disse que “vivemos um momento impar na nossa capital e em nosso país, nossa profissão de Bombeiros Militar está ainda mais em evidência. E nada mais importante a ser estudado e discutido do que o nosso principal instrumento de trabalho, que é a nossa capacidade física.” Para ele é um orgulho receber em nossa casa o II SISAF, evento que vai de encontro às novas diretrizes e pensamentos do Comando do CBMDF. Durante a solenidade entregou em nome da Comissão do II SISAF, aos militares do Grupamento e Busca e Salvamento do CBMDF, uma placa em reconhecimento pela contribuição dos trabalhos realizados na área vermelha do desastre da represa de rejeitos de Brumadinho – MG.  O trabalho dos cães também foi lembrado como um aspecto valioso dos trabalhos.

Antes da palestra de abertura, o Prof. Dr. Luís Guilherme Porto, da Faculdade de Educação Física – UnB, apresentou aspectos históricos da parceria entre a Universidade de Brasília e instituições de segurança pública do Distrito Federal. Com mediação do vice-presidente do II SISAF, Cel. Maciel Rosenkranz a palestra Operação Brumadinho: ações de saúde destinadas a profissionais de emergência em contextos de desastres, a Cel. BM do Quadro de Oficiais da Saúde do estado Minas Gerais, Andreia Geraldo Batista apresentou um amplo debate acerca dos trabalhos realizados por profissionais dos Corpos de Bombeiros, especificamente, de Minas Gerais, na ação de busca e salvamento do desastre de rompimento da barragem de rejeitos da Vale – Brumadinho. Com a presença da Banda de Música que fez uma breve apresentação composta de músicas do repertório popular brasileiro a abertura do Simpósio foi sucesso. Esse simpósio é mais um exemplo da luta do Comando por uma Corporação fortalecida, capacitada para realizar com excelência o trabalho de segurança de toda comunidade.