No dia 15 de abril de 2019, às 10h30m, aconteceu a cerimônia em homenagem aos Militares e Cães de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiro Militar do Distrito Federal, que participaram do resgate às vítimas do rompimento da Barragem I do Córrego do Feijão em Brumadinho-MG. Um grande momento que marca a história de nossa Corporação e do Centro Universitário Aparecido dos Santos – UNICEPLAC – Gama-DF.

A cerimônia foi conduzida com muita emoção, com lágrimas de agradecimento e reconhecimento ao honroso trabalho dos Bombeiros Militares e dos Cães pertencentes ao Grupamento de Busca e Salvamento – GBS. Em suas palavras a médica veterinária e Profª Fabiana Sperb Volkweis, disse: “Nos sentimos felizes em poder agradecer em nome de todos os brasileiros, não só pelo trabalho de resgate e salvamento realizado em Brumadinho-MG, mas também pelo trabalho realizado diariamente por todo o pais. E poder oferecer o tratamento que esses cães merecem”.

O UNICEPLAC foi escolhido pelo CBMDF, na pessoa do Subcomandante, Coronel Reginaldo Ferreira de Lima, para oferecer todo o tratamento médico veterinário dos cães; Nikki, Thor, Baco e Zeca. Os Cães de Busca e Salvamento estão sendo tratados pelos Professores, Doutores e alunos do curso de Medicina Veterinária, no nosso Hospital Veterinário (HOVET), e o relatório de todo o tratamento está no site daquela Instituição de ensino superior.

O curso de Medicina Veterinária do UNICEPLAC conta com um complexo de alta tecnologia, salas de aula com ótima estrutura, laboratórios de reprodução animal, patologia e anatomia. Além do HOVET e toda a estrutura que o compõe, centros de tratamento de pequenos e grandes animais, clinicas, currais, centro cirúrgico, laboratório de reprodução animal e semiologia. O curso também conta com corpo docente altamente qualificado.

Na cerimônia o Coronel, Reginaldo Ferreira deu seu depoimento em agradecimento e disse que, o que embasou a escolha do CBMDF foi a estrutura e corpo docente da instituição e salientou ainda a sua satisfação pelo carinho que a instituição passou à corporação ao recebê-los.

Segundo o Reitor, Walter Paulo Filho, “Esse carinho reflete muito na qualidade do ensino. Disse ainda que: “A afetividade é a mola propulsora da educação”. E é um dos diferenciais do UNICEPLAC. Representaram nossa Corporação naquele evento, os seguintes militares, o Subcomandante do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal Coronel Reginaldo Ferreira de Lima; o Comandante do Comando Especializado, Coronel Álvaro Alexandre Albuquerque Marques, o Comandante do GBSAL, Tenente-Coronel Frederico de Deus Costa Danim; Representando o Centro de Comunicação Social do CBMDF, o Major RRm Francisco das Chagas Pontes Rodrigues, e ainda, o Capitão Ulisses Ziech, do GBSAL. Nossos agradecimentos aos mestres da UNICEPLAC:

1.    Reitor Prof. Dr. Walter Paulo Filho;
2.    Pró-Reitora Acadêmica, Profª. Kelly Cristina Santiago Abreu Pereira;
3.    Pró-Reitor Administrativo, Prof. Valdir Pucci;
4.    Coordenadora do Curso de Medicina Veterinária Profª Daniella Mendes;
5.    Diretor do Hospital Veterinário Igor Melo Zimovski
6.    Médica Veterinária e Profª. Fabiana Sperb Volkweis.