No dia 06 de maio de 2019 o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) recebeu a visita de cortesia do Adido de Defesa Militar, Naval e Aeronáutico do Exército da Guatemala, Coronel Alejandro Chang, sendo recebido pelo Major. Efraim, Chefe da Assessoria para Assuntos de Cooperação (ASCOP).

A visita teve como objetivo reintegrar os laços de cooperação entre o CBMDF e a Embaixada da Guatemala, bem como dialogar acerca de futuras tratativas a serem realizadas com o apoio do CBMDF e novos projetos envolvendo bombeiros de ambos países.

A parceria Brasil-Guatemala dentro do CBMDF, se estende desde o ano 2016, por intermédio da Agência de Cooperação Brasileira (ABC), quando foram realizados os Cursos: Especialização em Salvamento em Altura para Profissionais de Resposta a Emergências e Desastres (CESALT-PRED) e o Curso de Métodos e Técnicas de Ensino Bombeiro Militar (CMTE).

O CBMDF agradece a visita do Adido de Defesa da Guatemala e expressa assim os cordiais comprimentos a respectiva representação internacional do país no Brasil.