CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

O Projeto Produtor de Água no Pipiripau tem como objetivo a revitalização ambiental da bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau visando à melhoria da qualidade e quantidade de água na bacia por meio do aumento da infiltração de água e consequente recarga do lençol freático.

As ações implementadas no âmbito do Projeto incluem o reflorestamento de Áreas de Preservação Permanente e de Áreas de Reserva Legal, adequação de estradas rurais e a conservação de solo e água em áreas produtivas, tais como lavouras e pastagens. Atualmente, o projeto conta com 179 produtores de água.

Um grande desafio encontrado no Projeto são as constantes queimadas que ocorrem na região, principalmente no período da seca. Dessa forma, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal - Adasa, como Coordenadora Geral do Projeto Pipiripau, solicitou apoio do Grupamento de Proteção Ambiental - GPRAM no sentido de ministrar instrução de combate a incêndios florestais e confecção de abafadores.

O CBMDF por meio do GPRAM  continua empenhado no sentido de desenvolver de prevenção aos incêndios florestais no DF.