CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

Próximo as comemorações referentes ao dia dos Pais (11/08/19), a Comissão A3P vem parabenizar a todos os papais e a todas as famílias por esse dia tão especial. Também aproveitamos para informar que os equipamentos do Papa-Cartão já se encontram no 3º GBM (SIA) e no 13º GBM (Guará).

Como muitos já sabem, os cartões plásticos estão cada vez mais presentes no nosso dia-a-dia, muitos documentos que antes eram feitos de papel, hoje já foram substituídos por cartões plásticos e existe uma tendência cada vez maior de que isso continue a acontecer. Mas com essa mudança, novos desafios surgem. O que fazer com o número crescente de cartões? Como fazer o descarte correto desses cartões?

Pensando nisso o Papa Cartão surge como uma solução rápida e eficiente. Ele é um sistema de coleta seletiva desenvolvida para que o próprio dono do cartão o destrua com segurança, podendo acompanhar através do visor transparente. Outra grande vantagem é não precisar de energia elétrica, é só inserir o cartão na posição correta, girar a manivela e pronto! O cartão é destruído em 7 pedaços. Após o enchimento do compartimento, uma empresa especializada, recolhe os fragmentos de cartões e leva para a fábrica. Esse material passa pelo processo de reciclagem e é transformado em novos produtos. Os cartões plásticos são 100% recicláveis.

Lembramos que o equipamento do Papa-Cartão foi projetado para ser utilizado somente com cartões de plástico rígido (cartões magnéticos, carteirinhas estudantis, credenciais etc.), não podendo ser utilizados com papeis, carteirinhas plastificadas ou qualquer outro tipo de material. Para que possamos ter um melhor aproveitamento do equipamento, contamos com a colaboração de todos e em especial dos responsáveis e dos Agentes A3P das unidades em que os equipamentos se encontram.

 

A reciclagem do plástico é de extrema importância para o meio ambiente. Quando reciclamos o plástico ou compramos plástico reciclado estamos contribuindo com o meio ambiente, pois este material deixa de ir para os aterros sanitários ou para a natureza, poluindo rios, lagos, solo e matas.

 

Para minimizar o problema da produção excessiva de lixo, devemos sempre lembrar dos 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Repense sua necessidade de consumo, Recuse o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais, Reduza o consumo afim de evitar o desperdício, Reutilize os materiais antes de descarta-los e por último, Recicle os materiais após utiliza-los dando a destinação correta para cada tipo de produto.

Convidamos a todos os Bombeiros Militares a juntar seus cartões sem uso e descartá-los nos locais adequados, o PAPA-CARTÃO. Para maiores informações e esclarecimentos, ligue para ASTAD: 3901-8598, ou mande e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .