CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

Na manhã em que se comemora os 197 anos da Proclamação da Independência do Brasil, o calor deu uma trégua e ofereceu um Sol ameno e brisa fresca aos participantes do desfile na Esplanada dos Ministérios.  A abertura do evento tradicionalmente conta com participação de Músicos do CBMDF , convidados a integrar a Liga de Defesa Nacional – LDN, entidade cívico-cultural, fundada em 7 de setembro de 1916 e responsável por este momento.

Durante o desfile foi apresentado um breve histórico da nossa Corporação. Os militares vibraram com a apresentação da Banda de Música, enquanto racharam o chão marchando. Ao fim, as viaturas deram forma ao som que enche as madrugadas silenciosas da cidade, numa entoada de sirenes que só teve fim com a apresentação dos helicópteros e o avião Nimbus.

O pelotão formado pela Banda do CBMDF abriu o caminho para os demais pelotões, com diversos dobrados e canções populares. O Colégio Militar Dom Pedro II desfilou com dois pelotões de alunos, reforçando o compromisso em promover ensino de qualidade com educação transformadora e inovadora, preservando os princípios de civismo e patriotismo.

Em seguida vem o destacamento da Academia de Bombeiro Militar, que tem como finalidade a administração de todo processo de ensino-aprendizagem dos futuros Oficiais do CBMDF.

Um pelotão exclusivamente feminino também desfilou: uma forma de lembrar as conquistas dentro da corporação. As bombeiras estão em todos os setores do CBMDF, sem distinção.

Nosso pelotão operacional foi composto por diversos grupamentos, representando a diversidade do nosso trabalho na terra, na água, no ar e no fogo. Estiveram representados os seguintes Grupamentos:

Grupamento de Busca e Salvamento
Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar
Grupamento de Aviação Operacional
Grupamento de Prevenção e Combate a Incêndio Urbano
Grupamento de Proteção Ambiental

Nossas viaturas também são estrelas perante a sociedade. Elas transportam nossos militares para as ocorrências, e muitas vezes são ferramentas para o êxito das ocorrências. O helicóptero Resgate 02 e Nimbus integraram o desfile de viaturas, rasgando o céu azul, e finalizando mais um glorioso 7 de setembro!