CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

Próximos aos dias em comemoração ao Dia da Amazônia (05/09) e ao Dia da Independência do Brasil (07/09) a Comissão A3P vem trazer mais uma notícia que visa à sustentabilidade do nosso país. Os equipamentos do Papa-Cartão já se encontram no QCG e no GAVOP.

O plástico está cada vez mais presente no cotidiano da nossa sociedade. Com frequência consumimos produtos feitos de plásticos ou que de alguma forma estão relacionados com o plástico na sua cadeia produtiva. Apesar do plástico ser um material bastante versátil e útil, ele deve ser usado com cuidado, pois apresenta um grande risco para o meio ambiente.

Com o aumento significativo da produção de plástico, se faz cada vez mais necessário a destinação correta desse material após sua utilização, pois o plástico é um material de difícil decomposição e pode permanecer na natureza por muitos anos, gerando poluição e envenenamento de pessoas, animais e plantas.

O Papa-Cartão é um equipamento que possibilita que os cartões plásticos sejam 100% reciclados, de forma segura e sustentável. Ele faz parte de um programa de logística reversa, onde o plástico utilizado na elaboração dos cartões é reutilizado para a produção de novos produtos, aumentando a vida útil do plástico e diminuindo a quantidade de lixo descartado. Com a reciclagem do plástico, evitamos que mais matéria prima seja extraída da natureza e diminuímos o consumo de energia e água para a produção de novos produtos.

Através da parceria entre a Comissão A3P e a DIMAT, foram enviados para reciclagem 2.210 cartões plásticos vencidos, que anteriormente foram utilizados pela Corporação. No total a Comissão A3P do CBMDF já enviou para reciclagem 4.429 cartões plásticos recolhidos em todas as unidades do CBMDF. Agradecemos a todos que contribuíram para esse grande feito e sigamos firmes nesse propósito. Juntos somos mais fortes!

Lembramos que o equipamento do Papa-Cartão foi projetado para ser utilizado somente com cartões de plástico rígido (cartões magnéticos, carteirinhas estudantis, credenciais etc.), não podendo ser utilizados com papeis, carteirinhas plastificadas ou qualquer outro tipo de material. Para que possamos ter um melhor aproveitamento do equipamento, contamos com a colaboração de todos e em especial dos responsáveis e dos Agentes A3P das unidades em que os equipamentos se encontram.

  .

Para minimizar o problema da produção excessiva de lixo, devemos sempre lembrar dos 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Repense sua necessidade de consumo, Recuse o consumo de produtos que gerem impactos socioambientais, Reduza o consumo afim de evitar o desperdício, Reutilize os materiais antes de descarta-los e por último, Recicle os materiais após utiliza-los dando a destinação correta para cada tipo de produto.

Convidamos a todos os Bombeiros Militares a juntar seus cartões sem uso e descartá-los nos locais adequados, o PAPA-CARTÃO. Para maiores informações e esclarecimentos, ligue para ASTAD: 3901-8598, ou mande e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .