CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

Hipócrates, que viveu no período antes de Cristo (entre 460 a.C e 377 a.C), é considerado o pai da Medicina e deixou um legado ético e moral válido até hoje. Precursor do pensamento científico, procurava detalhes nas doenças de seus pacientes para chegar a um diagnóstico, utilizando explicações muitas vezes sobrenaturais, devido à limitação do conhecimento da época. Inclusive, atribui-se a Hipócrates um dos principais aforismos da profissão: "Curar algumas vezes, aliviar frequentemente e consolar sempre".

Hoje, 18 de outubro, data em que se comemora o Dia dos Médicos, é uma homenagem ao nascimento de São Lucas, patrono dos médicos, que escreveu parte do Novo Testamento da Bíblia. Sua família era pagã, mas ele logo se converteu ao cristianismo e passou o restante de sua vida curando as pessoas por onde passava.

Com o passar dos anos, as especialidades foram surgindo a medida que a tecnologia e recursos aumentavam. As primeiras áreas foram a psiquiatria, pediatria e cardiologia. Mas o grande salto da profissão foi a partir do século XVI, com adescoberta do microscópio, e no século XX, com os avanços relacionados à genética, microbiologia e bioquímica, as quais proporcionaram o desenvolvimento de técnicas minuciosas de avaliação, diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças.

Dessa forma, as áreas de atuação profissional também se expandiram vertiginosamente, sendo que atualmente, no Brasil, existem mais de 50 especialidades regulamentadas no Conselho Federal de Medicina (CFM).