CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

No dia 25 de outubro de 2019, o Centro de Estudos de Política, Estratégia e Doutrina (CEPED) recebeu a visita da Comissão de Direito Militar da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), em retribuição pela representação do Comando do CBMDF no Seminário de Direito Militar e Defesa Nacional, feita pelo Comandante do CEPED e comitiva de alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais.

Em iniciativa ímpar, a OAB-DF, por meio da Comissão, manifestou o desejo de se aproximar do CBMDF que, pela natureza militar, guarda íntima afinidade tanto institucional quanto de seus integrantes com o Direito Militar.

O Comandante do CEPED recebeu a delegação da Ordem no gabinete, oportunidade em que se contextualizaram a relação do CBMDF com os ramos Militar e Administrativo do Direito e a exposição dos integrantes aos tipos penais militares em razão da atividade, principalmente com a alteração do Código Penal Militar pela Lei Federal nº 13.491, de 13 de outubro de 2017. Também foi apresentado o Sistema de Ensino da corporação com foco nas atividades do CEPED e na produção de conhecimento no Estabelecimento de Ensino.

Por fim, o Comandante do CEPED galardoou a Comissão com um certificado, deixando registrada a celebração da parceria em prol do fomento à produção de conhecimento jurídico e da defesa do Direito com o olhar atento da Sociedade Civil por meio da OAB-DF, ativa defensora do Direito e guardiã da Democracia.

A Comissão de Direito Militar esteve representada por seu Presidente, o Dr. Andrew Fernandes Farias, pelo Secretário-Geral Adjunto, Dr. Pedro Carvalho da Cunha Neto, e pelos Membros, Dra. Marina Steinbruch e Dr. Abelardo Gomes da Silva Júnior, este último, registre-se, veterano das fileiras do CBMDF.