CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

No dia 01 de novembro, o dia da saúde nesse ano de 2019, ocorreu no auditório José Nilton Matos e nas instalações da Policlínica Médica, onde foi planejado pela TC Fátima, TC Roneide e TC Friedman.Médicos, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, enfermeiros e todos os militares envolvidos na saúde do CBMDF, esses foram o alvo desse dia da saúde que teve como preocupação fundamental e objetivo sensibilizar a todos sobre a importância do CUIDAR, o cuidar inclusive de quem cuida.

O Projeto do Dia da Saúde foi criado para proporcionar aos profissionais de saúde, combatentes e terceirizados da Diretoria de Saúde do CBMDF, momentos de prevenção, valorização, capacitação e integração entre esses. A inciativa do projeto beneficia aos profissionais que atuam direta e indiretamente no atendimento aos usuários do sistema de saúde, que pela sua imensa importância, despertou o cuidado com os cuidadores e a responsabilidade social na Unidade.

O Dia da Saúde foi um dia de reflexões e relaxamento, um dia em que oferecemos auto assistência, resgatamos o nosso espírito de cooperação, prevenimos em nós o que cuidamos nos outros.

Foram ministradas palestras com o Maj Jordano, médico, com a temática “Uma história da medicina através da arte”, e com a 2º Ten Patrícia, fisioterapeuta, que desenvolveu o tema “ A prevenção de lesões na coluna vertebral”. Um vídeo em homenagem aos profissionais que atuam na DISAU foi idealizado pela comissão e que juntamente com a SGT Graziele proporcionou aos participantes um momento espetacular. Uma dinâmica focada na valorização e cuidado foi elaborada pelo 2º Ten Ricardo, psicólogo do CEABM e uma vivência com alongamento foi desenvolvida pelo Maj Brandão, ST Adelson e SGT Carlos, educadores físicos da DISAU. Oficinas de Fit dance, dança circular, dança de salão e estilo foram disponibilizadas e nossas credenciadas realizaram atividades preventivas, como aferição de pressão arterial, glicemia, oximetria (mede a saturação de oxigênio no sangue e verifica os batimentos cardíacos), tonometria (exame da medida da pressão intraocular), teste da acuidade visual (verifica a qualidade da visão do paciente em diversas distâncias de leitura) e o exame de fundo de olho (realizado para avaliar se existem lesões no nervo óptico que possam ter sido causadas por glaucoma).

Precisamos todos nós, desenvolver além do amor, comprometimento com as atividades desempenhadas, responsabilidades sobre o nosso trabalho, desenvolvermos a capacidade de reconhecer em nós mesmos, os nossos limites, sob pena de passarmos de cuidadores a cuidados.

Encontramos no dia da saúde, momentos de paz, tranquilidade, alegria, reflexão, solidariedade, cooperação e união.

Que estejamos unidos no desejo de prestar a melhor saúde ao nosso usuário, sendo nós, os melhores e mais bem cuidados e respeitados profissionais. Cuidemos!