CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

No dia 5 de agosto de 2019 foi inaugurada a Sala da Vida no Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar. A Sala da Vida tem por objetivo acolher e dar um primeiro atendimento aos cidadãos que procuram o serviço de modo espontâneo em busca de ajuda.

É fato que muitas pessoas ao serem surpreendidas por qualquer mal súbito, que estejam circulando próximo ao GAEPH, naturalmente entrem no quartel em busca de socorro, pois o Corpo de Bombeiros sempre será uma referência em atendimento de emergência.

Desde a sua inauguração, foram realizados vários atendimentos, desde crianças com obstrução da via aérea por corpo estranho, convulsões febris, cólica renal, perfuração por arma branca e até um caso de parada cardiorrespiratória.

A ideia não é instaurar uma sala de atendimento de emergências, mas sim prevenir casos que extrapolam o controle de acesso de pessoas em busca de socorro; é realizar os primeiros procedimentos a fim de se evitar a morte iminente enquanto se aguarda o suporte avançado.

A Sala da Vida conta com material de Suporte Avançado de Vida – SAV pelo fato de ter em seu quadro de militares um médico, uma enfermeira e bombeiros com formação no Curso de Socorro em Urgências – CSU. Um dos piores cenários possíveis e imagináveis seria um cidadão entrar num quartel especializado e ver seu parente padecer sem ter o tratamento esperado.

Reiteramos que a ideia não é transferir uma sala de atendimento para o quartel, mas estar preparado para as surpresas e adversidades que podem ocorrer nas redondezas do grupamento e dar uma resposta adequada enquanto os outros meios de suporte são acionados.