CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

O Comando Geral do CBMDF dá continuidade com o projeto estratégico "Realizar pesquisa em técnicas de combate a incêndio e comportamento do fogo", aprovado no BG 84 de 3 de maio de 2018, item XIV, e está alinhado com o item 10 - Desenvolver pesquisas e a Gestão do Conhecimento, do Plano Estratégico 2017-2024, bem como com a Missão Institucional do CBMDF (artigo 2º do Decreto nº 7.163, de 29 de abril de 2010), nesta quinta-feira, dia 28 de novembro de 2019, foram realizados testes de comportamento do fogo em estruturas em tamanho real.

Este estudo, inédito no Brasil, permitiu avaliar a eficiência de formas de compartimentação vertical, distância de segurança para outras edificações, resistência ao fogo de estruturas metálicas, curva de incêndio, de especial interesse para a prevenção, incluindo normatização, combate e investigação de incêndio, entre outros. Alunos do CTINVI estiveram presentes no turno matutino.

A temperatura no ambiente e na própria estrutura foi monitorada por meio de 50 sensores termopares. Além disso, foram utilizados 3 medidores de fluxo de calor, permitindo avaliar a taxa de energia térmica transferida por unidade de área, e ainda foram utilizadas 2 câmeras térmicas e 4 câmeras normais para registro do incêndio. Os dados serão avaliados nas próximas semanas e os resultados estarão disponíveis em breve.

Este projeto é coordenado pela ASTAD e conta com o apoio da DINVI, DIPCT, COMAP, GPCIU e CETOP. Agradecemos a todos os envolvidos pelo êxito deste ensaio real da Pesquisa em Comportamento do Fogo do CBMDF.