Nesta quinta-feira, dia 13 de fevereiro de 2020, ocorreu no Ministério das Relações Exteriores a Pré-Mesa EUROCLIMA+, que contou com a participação de diversos Ministérios e a presença do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, Cel. Lisandro Paixão dos Santos, além das presenças do Chefe da Assessoria para Acordos de Cooperação Nacional e Internacional, Maj. Efraim Miranda Lima, do Ten-Cel. Bruno Tempesta, do Cap. João Carlos Guimarães e do Maj. Fábio Moreira Silva.

EUROCLIMA + é o principal programa de cooperação da União Européia em sustentabilidade ambiental e mudança climática com a América Latina. Seu objetivo é reduzir as mudanças climáticas e seus efeitos na América Latina, fomentando a mitigação do clima, resiliência e investimento. O Programa contribui para uma efetiva cooperação entre a UE e a América Latina em tópicos relacionados às mudanças climáticas e apóia ações consideradas de importância estratégica para a implementação e atualização de demandas específicas de cada país.

O programa pode financiar ações como Assistência técnica; Capacitação; Intercâmbio de boas / melhores práticas; Estudos; Eventos, Seminários, Workshops, entre outros.

No encontro ocorrido nessa quinta-feira, foram discutidos temas como gestão de risco climático regional e local no Brasil e na Argentina, além da identificação de possíveis temas para futuras cooperações EUROCLIMA+ - Brasil.

O CBMDF agradece a Agência Brasileira de Cooperação - ABC e o Ministério das Relações Exteriores pelo convite.

Assessoria de Relações Internacionais do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal
(55-61) 39013610  (55-61) 39018578  (55-61) 985303085