Na tarde de quinta-feira, dia 05 de março, o Comandante-Geral, Coronel LISANDRO Paixão dos Santos, recebeu a visita do Coronel Haydar Onur SEHITOGLU, adido militar da Turquia e integrante da Gendarmaria, Força Militar Especial da Turquia.

Participaram da reunião também o Subcomandante-Geral, Coronel Marcelo TEIXEIRA Dantas, Coronel ALBUQUERQUE, Coronel ALAN, Coronel JOSTON, Major EFRAIM e o Sargento VALDÉRIO VELOSO, por parte da ASCOP.

Durante o Encontro, os dois Coronéis trocaram informações gerais sobre as corporações que integram e conheceram um pouco mais sobre a forma de atuação das forças de defesa civil, busca e resgate dos dois países.

Salientaram-se, também, algumas particularidades na forma de organização, comando e atuação da JAK, unidade especial turca que atua na busca e salvamento durante grandes incidentes e desastres, como as avalanches que ceifaram a vida de 40 pessoas em fevereiro.

O encontro aproxima as duas instituições e dá início a uma agenda de futuras cooperações que irão enriquecer mutuamente o trabalho dos militares turcos e brasilienses. Vale lembrar que três unidades de resgate da Turquia já possuem a Certificação da INSARAG/ONU como equipe USAR (Urban Search and Rescue).

A Gendarmaria (em turco: Jandarma Genel Komutanlığı; Comando Geral da Gendarmaria) é um corpo policial militarizado que é simultaneamente um ramo das Forças Armadas da Turquia. É responsável pela manutenção da ordem pública em áreas que estão fora da jurisdição de outras polícias (sobretudo áreas rurais) e por assegurar a segurança interna e controle de fronteiras, além de outros deveres específicos atribuídos por algumas leis e regulamentos.

Como parte das Forças Armadas da Turquia, o Comando Geral da Gendarmaria está subordinada ao Estado Maior da Turquia nos assuntos relacionados com formação e treino, ligados às Forças Armadas, e ao Ministério do Interior nos assuntos relacionados com a segurança e manutenção da ordem. Tem cerca de 100 mil efetivos e 50 mil reservistas.

Ademais, o CBMDF e a ASCOP agradecem o interesse e estima do Cel. Sehitoglu e a sua disponibilidade em cooperar para o aprimoramento dos militares de nossa corporação.