CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

O 16º Grupamento Bombeiro Militar realizou na quarta-feira, dia 04 de março, um Simulado de Abandono em Emergências no CEF 10, no Gama Oeste.

A simulação de incêndio realizada envolveu a atuação tanto dos bombeiros daquele grupamento quanto dos próprios funcionários e alunos da escola, instruídos quanto aos procedimentos a serem adotados neste tipo de evento conforme o "Plano de Abandono em Emergências nas escolas - Plano de Operação 28/2015".

O incêndio simulado teve como foco inicial um ventilador localizado em uma das salas de aula. Houve também a simulação de duas vítimas desse incêndio, que foram avaliadas e levadas para uma "área de concentração de vítimas", a fim de serem transportadas posteriormente. A evacuação predial dos 40 funcionários, além dos 400 alunos do período matutino, foi rápida, em menos de 6 minutos.

A atuação do CBMDF na operação simulada foi desenvolvida principalmente pelas equipes do ABT 116, ASE 116, ABSL 25 e UR 716, bem como pelos aspirantes que estão estagiando nas funções de Oficial de Dia e Instrutor no 16º GBM, que atuaram com muito profissionalismo e dedicação na preparação e avaliação do simulado, bem como nas atividades-fim de combate a incêndio, salvamento, controle de pânico e atendimento pré-hospitalar.

Os gestores e funcionários da escola demonstraram bastante atitude e motivação no desenvolvimento do simulado, compreendendo a importância do treinamento e o envolvimento de todos em um evento emergencial como o que foi simulado. Ao final agradeceram muito o trabalho preventivo realizado em conjunto, disponibilizando-se ainda para a realização de um simulado na semana seguinte, este envolvendo os alunos e funcionários do período vespertino, bem como outra ala de serviço do 16ºGBM.

Parabéns a todos os envolvidos!