CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

A Policlínica Médica – Laboratório realizou na manhã do dia 13/03/2020 o atendimento itinerante no 2º GBM, em Taguatinga.

Tal ação faz parte da política da Diretoria de Saúde com apoio irrestrito do Comando Geral de promover maior agilidade e comodidade no atendimento aos usuários do sistema de saúde do CBMDF, levando o Laboratório de Análises Clínicas para mais perto daqueles que têm dificuldade de comparecer à Policlínica Médica para realização de exames, facilitando o acesso, contribuindo com a redução do tráfego urbano e humanizando o atendimento aos usuários.

Estiveram presentes prestigiando o evento o Senhor Cel. QOBM/Comb. Chefe do Departamento de Recursos Humanos, Jóston Alves de Sousa, e o Senhor Cel. QOBM/Comb. Diretor de Saúde, Vagner Leão do Amaral Júnior.

Foi também inaugurada a viatura ASG 180, cedida recentemente pela Policlínica Odontológica ao Laboratório da POMED. O veículo foi totalmente adaptado para realização do serviço itinerante, com cadeiras próprias para coleta de sangue, suportes de braço e acondicionado do material relacionado à punção venosa. Na ocasião foram atendidos 47 pacientes, entre militares, dependentes e pensionistas, que não precisaram se deslocar até a POMED para ter acesso a um serviço de qualidade.

O Laboratório também possui postos avançados de coleta de sangue fixos ao longo da semana nos seguintes quartéis: segunda e quarta-feira na APROS do 8º GBM (Ceilândia), terça-feira no 22º GBM (Sobradinho) e quinta-feira no 18º GBM (Santa Maria). Às sextas-feiras ocorre o serviço itinerante em outros quartéis operacionais que não possuem postos avançados fixos e são distantes da POMED. Já foram atendidos os quartéis de Brazlândia, Águas Claras, Riacho Fundo, Samambaia, Recanto das Emas, Planaltina, São Sebastião e Paranoá.

Para usufruir do atendimento, basta comparecer ao respectivo posto portando a prescrição médica dos exames, documento de identificação com foto e preparo adequado (jejum, quando necessário).

O Laboratório também realiza, desde fevereiro de 2018, o serviço de coleta de sangue domiciliar, que visa atender àqueles que apresentam dificuldade de se deslocar até a POMED em virtude de sua condição clínica, como pacientes em tratamento quimioterápico, em home care, dependentes químicos internados e outros que necessitem de cuidados especiais.