CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

O Grupamento de Busca e Salvamento (GBSAL), do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), completa mais uma turma de Habilitação ao Serviço de Guarda-vidas, no dia 13 de março de 2020. Essa turma, somada aos que realizaram o treinamento em novembro e dezembro de 2019, totaliza 151 bombeiros.

Os militares comporão as equipes que executam, aos fins de semana e feriados, a prevenção contra acidentes aquáticos no Lago Paranoá.

As instruções abordaram temas como: emprego do helicóptero no socorro ao afogado; atendimento pré-hospitalar; condução de embarcações; mergulho livre e técnicas de resgate.

A operação de prevenção no Lago ocorre das 10h às 18h, em cinco postos instalados nos seguintes locais: Ponte JK, Ponte do Bragueto, Parque Ecológico da Ermida Dom Bosco, Prainha do Lago Norte e Ponte Costa e Silva. Além desses postos, o CBMDF mantém de forma fixa, o próprio GBSAL, situado na Vila Planalto e o Posto Avançado Delta 1, onde permanece uma equipe de mergulhadores 24h por dia, entre a Ponte JK e a Costa e Silva.

Os militares integram diversas unidades da Corporação e atuam em caráter de primeira resposta a acidentes aquáticos dentro de suas Unidades Operacionais e de forma voluntária, em escala extra, executam o serviço de guarda-vidas no Lago Paranoá.

Orientamos a todos que procurem os locais com guarda-vidas para aproveitarem o Lago Paranoá e em caso de emergência liguem 193.

Serviço Operacional de Informação Publica SOINP/CBMDF