CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

Em 15 de maio é comemorado o dia do Assistente Social, profissional atuante nos mais diversos espaços laborativos: saúde, educação, assistência, previdência social e outros. Institucionalizado na década de 30, com o intuito histórico de viabilizar a garantia e ampliação de direitos sociais junto à população assistida, o Serviço Social vem se reconstruindo ao longo do tempo. Pautando-se nos valores fundantes da profissão – liberdade e justiça social – o Assistente Social atua principalmente na construção de uma sociedade mais igualitária.

No CBMDF o ingresso profissional teve início em 1994, na primeira turma de Oficiais Complementares. Atualmente, a Corporação conta com 3 (três) Assistentes Sociais: Ten-Cel QOBM/Compl. Edyane, 2º Ten QOBM/Compl. Raquel Oliveira e 2º Ten QOBM/Compl. Neurivon, lotados no Centro de Assistência Bombeiro Militar (CEABM), na Seção de Assistência à Saúde Mental e Ocupacional (SASMO), atuando prioritariamente numa perspectiva interdisciplinar.
As atividades desenvolvidas pelos Assistentes Sociais são destinadas aos militares, seus dependentes legais e pensionistas, e englobam acolhimentos, manejos de caso, visitas técnicas, avaliações sociais para subsidiar concessões de LTSPF, interlocução com o TJDFT em casos de demandas judiciais, atuação junto a comissões de concessão de benefício assistencial relativo a seguro acidental, bem como na coordenação e execução de programas e projetos em vigência no CEABM, a exemplo do Viva Melhor – Programa de Atenção à Saúde Mental no CBMDF; Preparar – Programa de Preparação para a Reserva Remunerada; Programa de Planejamento Familiar; Programa de Atenção ao Uso Prejudicial de Álcool e outras drogas; Programa de Prevenção ao Tabagismo; colaborações em outros setores da Corporação que demandam a intervenção do Assistente Social; além de atividades correlatas a gestão da seção técnica.
Sentimo-nos honrados em fazer parte desta dignificante Corporação e reafirmamos nosso compromisso ético profissional de contribuir para o crescimento do espaço institucional do CBMDF (equipe de profissionais de Serviço Social).