CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

A Comissão da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) está a completar cinco anos de sua criação.

Um dos objetivos do CBMDF em fazer adesão ao projeto do Ministério do Meio Ambiente (MMA) foi à necessidade de nortear, orientar e ajudar na construção dos caminhos para uma instituição sustentável. Esse será o futuro das instituições que desejam permanecer fortes, sejam públicas ou privadas.

Em um primeiro momento, o contato frequente com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) permitiu conhecer o programa que atualmente conta com mais de (165) adesões de órgãos oficiais do governo federal, estadual, municipal, judiciário e legislativo em todo Brasil.

Em um segundo momento foi realizada a adesão conforme consta no Boletim Geral (BG) 101, de 29 de maio de 2015. Nesse BG foi anunciada a 1ª Reunião de Trabalho da Comissão designada no item X do BG nº 95, de 21 de maio de 2015, responsável pela implementação da (A3P) no CBMDF, às 14 horas do dia 2 de junho de 2015, no Salão Nobre do Palácio Dom Pedro II. Ao aderir a esse programa o CBMDF se comprometeu com preservação ambiental que se sustenta em 3 eixos: ambiental, econômico e social.

Em 28 de dezembro de 2015, após a adesão formal e o empenho da Comissão com a redução expressiva no consumo de papel, água e energia elétrica, campanha para promoção de ações sustentáveis, entre outras ações, a instituição foi agraciada, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental e do Departamento de Produção e Consumo Sustentáveis, com o selo A3P de sustentabilidade na Administração Pública.

Foi nesse momento que a Comissão entrou de fato para a história do CBMDF. O selo foi um marco capaz de conferir à instituição seu compromisso identitário por uma gestão eficiente de recursos naturais. Assim, a Comissão ganhou espaço e se tornou reconhecida em todos os âmbitos da Corporação, com a divulgação de seu trabalho tanto no âmbito interno como externo ao órgão.

Neste período o trabalho cresceu e avançou em diversas frentes, iniciando e mantendo várias outras ações, como, por exemplo, os projetos do Papa Cartão, Bombeiro Mais Verde, Programando o Futuro, Benchmarking do uso de energia do QCG e posterior projeto de melhoria da eficiência energética do QCG, bem como a realização da semana do meio ambiente do CBMDF.

Com a criação da figura dos colaboradores em todas OBM´s da Corporação, isto é, Agentes A3P (titular e suplente), estes responsáveis por manter contato entre a Comissão A3P e suas Unidades, o trabalho ganhou maior fluidez comunicacional e a execução dos trabalhos de sustentabilidade ganharam forças. Até o presente momento já foram realizadas (3) três grandes capacitações para estes colaboradores, que são responsáveis pela mobilização e sensibilização dos Bombeiros Militares no que tange a trabalhos propostos pela comissão.

Nestes cinco anos a Comissão A3P entregou ao CBMDF um conjunto de ações que marcaram de forma extremamente positiva à identidade institucional. Além dos diversos projetos executados, somos o primeiro Bombeiro Verde do Brasil e fomos a primeira instituição militar de todo o Brasil a ser laureada no prêmio A3P de sustentabilidade, conseguindo o primeiro lugar na categoria Uso/Manejo Sustentável dos Recursos Naturais do 6º Prêmio A3P de Melhores Práticas de Sustentabilidade, com o projeto “Uso do sistema de espuma por ar comprimido para combate a incêndios Classe A e B”, nos tornando uma instituição reconhecida nacional e internacionalmente por também estar preocupada e realizando ações que impactam positivamente na redução de danos ao meio ambiente.


Parabéns à Comissão A3P – CBMDF, foram 5 anos de firme trabalho.