CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar
O Programa Bombeiro Mirim surgiu com o objetivo de proporcionar uma integração entre o CBMDF, a família, a escola e a comunidade, fornecendo aos brigadinos atividades complementares ao processo educativo. São realizadas atividades esportivas, culturais, recreativas, aulas de primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos, além de situações onde as crianças possam desenvolver desde cedo o exercício da cidadania e também ter contato com a hierarquia e a disciplina militar, tornando-as crianças mais respeitosas perante a sociedade e seus familiares.
 
Alguns brigadinos transformaram o ingresso no programa em oportunidade. O 3º Sargento Ícaro Ramon Monteiro Martins fez parte do Bombeiro Mirim dos 12 aos 14 anos em Planaltina, 9º GBM, e seus aprendizados o auxiliaram a salvar a vida de seu irmão, William. Sargento do Corpo de Bombeiros há sete anos, ele relata que o programa foi um fator decisivo para ser bombeiro militar e o tornou um cidadão melhor: “Tínhamos aula de capoeira com o Sgt Novaes, que nos ensinava a ter disciplina e respeito pelos nossos pais e autoridades. Isso evitou que ficássemos nas ruas em meio à violência e drogas”.
 
Tudo o que é realizado tem como foco prevenir a violência infantil e doméstica para que os alunos possam ter uma perspectiva de futuro, melhorando o foco nos estudos, o comportamento em casa, não ficando tão vulneráveis às situações de risco.
 
O 3º Sargento Simões trabalhou no Programa Bombeiro Mirim durante 12 anos e diz que é muito satisfatório participar da formação dos brigadinos: “Receber o retorno de pais de alunos, relatando o quão importante foi a nossa orientação para as crianças e o quanto os ajudou na escola e na distinção entre o bom e o mau caminho, não tem preço”.
 
 
Como se tornar um Bombeiro Mirim?
 

O Programa atende crianças de 7 a 14 anos de idade, devidamente matriculados na Rede Pública de Ensino do DF, nas Unidades de Brazlândia, Ceilândia, Samambaia, Gama, São Sebastião, Planaltina, Sobradinho, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Santa Maria, Paranoá e Cidade Estrutural, oferecendo atividades educativas, esportivas, culturais e recreativas, com destaque para as atividades Bombeiro Militar, como: primeiro socorros, salvamento, prevenção de acidentes domésticos, combate e prevenção de incêndios.
Horário das atividades – matutino: de 08h às 11h e vespertino: de 14h às17h.

Documentação Exigida: Certidão de Nascimento ou RG da Criança; 2 fotos 3x4; Atestado de Saúde; Comprovante de Residência; e, Declaração Escolar; e, RG dos pais ou responsáveis legais.

 

Um pouquinho do projeto Bombeiro Mirim
 
Vamos brincar? Acesse nosso planinho de fuga