CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

O Grupamento de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar – GAEPH promoveu, nos dias 10, 18 e 19 de junho, por meio da Seção Técnica de Saúde – SETES, um treinamento sobre COVID-19 para os profissionais que atuam no Centro de Operações do Corpo de Bombeiros – COCB.

O treinamento abordou os seguintes temas: noções básicas da doença causada pelo SARS-COV2; atual situação de emergência em saúde pública no Distrito Federal; o risco ocupacional do bombeiro militar; legislação vigente em relação ao Serviço Unificado de Atendimento Pré-Hospitalar – SUAPH no contexto do COVID-19; além da aplicação de fluxograma simples de checagem de sinais e/ou sintomas da infecção para aplicação pelo atendente do COCB, bem como pelo bombeiro na cena de atendimento.

Desta forma espera-se a menor exposição de bombeiros militares a riscos de infecção, a menor circulação do vírus entre o efetivo do CBMDF, o menor afastamento das atividades por COVID-19, bem como garantir um atendimento efetivo e seguro às vítimas da doença. Além disso, deverá haver mais rapidez e segurança no despacho da viatura, pois os atendentes terão condições de alocar os recursos mais apropriados para cada ocorrência, o que reflete um melhor atendimento à população.

Vale destacar que o treinamento incluiu também orientações para que os profissionais do COCB busquem informações sobre pacientes com possíveis sintomas de COVID-19 em ocorrências previstas no Protocolo de Despacho Imediato, visando garantir a segurança dos militares das guarnições envolvidas no atendimento.