CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

Durante o mês de outubro, o 7º Grupamento de Bombeiro Militar – Brazlândia realizou um módulo de instrução voltado para o Combate a Incêndio Urbano. As instruções tiveram por objetivo padronizar o conhecimento entre as alas de serviço, de modo a aprimorar o serviço prestado à comunidade. As instruções contemplaram técnicas de combate a incêndio, de salvamento e comando tático voltado para a atividade. Por fim, um treinamento simulando incêndio em edificações precárias foi realizado em todas as alas, no qual os militares puderam aplicar todo o conhecimento adquirido.

No treinamento simulado, realizado no período compreendido entre 03/nov e 09/nov, proposto e desenvolvido pelo SubTen. QBMG-01 D. Silva – COI e CICOI 67 – com o apoio do SubTen. QBMG-01 J. Moreira, foram construídas estruturas de madeira com pequenos intervalos, visando a reprodução de um incêndio com rápida propagação. Em parceria com o Centro de Treinamento Operacional – CETOP, que muito ajudou disponibilizando os madeirites para as estruturas, com a Administração Regional, que forneceu a mão de obra e o espaço, e contanto com apoio de diversos militares do grupamento, foi possível mobiliar as estruturas e confeccionar uma vítima para treinamento, o que conferiu elevado grau realístico à instrução. 

A instrução, idealizada pelo SubTen QBMG-01 D. Silva e que também foi realizada em turmas do Curso de Operações em Incêndios, foi realizada pela primeira vez em um Grupamento Multiemprego. Os militares foram avaliados em diversos aspectos como tempo resposta, tempo para início de combate com linhas, técnicas empregadas e estratégia e tática adotada. Baseados nos valores bombeiro militar do aprimoramento técnico profissional e da dedicação na defesa da sociedade, os guerreiros do 7º GBM estão melhores preparados para servir a comunidade de Brazlândia.