CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

DO DISTRITO FEDERAL

Vidas alheias e riquezas salvar

O Laboratório de Análises Clínicas da POMED recebeu, pelo 13º ano consecutivo, o conceito EXCELENTE na avaliação anual do Programa Nacional de Controle de Qualidade – PNCQ (SBAC), atestando o elevado nível de qualidade dos exames realizados na unidade.

Todo mês o Laboratório recebe uma amostra-controle, que é processada como se fosse o material biológico de um paciente da rotina de atendimentos. Os resultados dos exames são enviados para a análise do PNCQ e, se estiverem dentro dos valores esperados, é fornecido um conceito de excelência mensal. Ao final de 12 meses, são analisadas todas as avaliações obtidas e é gerado um conceito anual de excelência, caso do Laboratório da POMED desde o ano de 2008.

Em um ano atípico e desafiador, o Laboratório não mediu esforços para fornecer um serviço de excelência aos usuários do sistema de saúde do CBMDF, estabelecendo processos de qualidade no processamento dos exames, conforme atestado pelo PNCQ.  Em setembro iniciou-se a realização do teste sorológico para SARS-CoV2 (IgM e IgG), já tendo sido realizados mais de 2000 exames em militares da tropa e pacientes com a solicitação médica. No mês seguinte, concretizou-se a implantação de um novo setor, a MICROBIOLOGIA, onde são realizados testes de cultura de urina, que era o exame com maior demanda de encaminhamentos à rede conveniada, proporcionando maior conforto e agilidade àqueles que buscam os serviços prestados pelo Laboratório.

O Comando do CBMDF, a Diretoria de Saúde e a Policlínica Médica não têm medido esforços para fornecer aos usuários do sistema de saúde do CBMDF o melhor atendimento possível, trabalhando diariamente com dedicação e entusiasmo em cada etapa de seus processos.