Entidades Responsáveis: Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal SESDF e Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF
O Aleitamento Materno é um programa social da Secretaria de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do DF, que tem como objetivo o suprimento dos Bancos de Leite Humano do Distrito Federal.
A proteção de vidas é uma missão institucional do CBMDF. A ampliação da rede de Bancos de Leite Humano (BLH), associada às normas sanitárias e de capacitação técnica, tem demonstrado o compromisso do Distrito Federal para a redução da mortalidade infantil. O CBMDF, comprometido com a missão imprescindível de Salvar Vidas, apresenta-se como um importante componente da assistência pública à saúde da população do Distrito Federal e entorno. Tal parceria conferiu à Corporação, em 1998, o título de “Corpo de Bombeiros Amigo da Criança”, premiação concedida pela UNICEF, tornando-se a única instituição, não hospitalar, a receber esta comenda.
Destinatário do serviço: Público atendido
O Programa Aleitamento Materno é gratuito e voltado para mulheres, em período de amamentação, que desejam doar Leite Humano para os Bancos de Leite do Distrito Federal. Os bancos e postos de coleta de leite funcionam para garantir alimentação adequada às crianças que nascem com baixo peso, prematuras ou com algum problema de saúde e que precisam permanecer internadas, após o nascimento, em decorrência de tais situações.
Funcionamento do serviço:
A rede de Bancos de Leite Humano (BLH) tem como objetivo promover a saúde da mulher e da criança e contribuir para a redução da mortalidade neonatal e melhorar os indicadores de aleitamento materno no Brasil. Para suprir o estoque de Leite Humano nos Bancos de Leite do Distrito Federal, 24 militares do Corpo de Bombeiros realizam a coleta domiciliar e o transporte do leite humano.
As coletas domiciliares são realizadas de segunda a sexta, conforme agendamento da doadora com a equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.
Comunicação com o usuário: Como participar
Para ser uma doadora basta ligar no telefone 160, opção 4, e fazer o seu cadastro.
Requisitos para doação
– Estar amamentando ou ordenhando leite para o próprio filho.
– Não usar medicamentos ou substâncias incompatíveis com a amamentação.
– Realizar exames
Onde funciona
O Programa Aleitamento Materno funciona nas seguintes Regiões Administrativas:
Planaltina, Paranoá, Taguatinga, Brasília, Ceilândia, Santa Maria, Gama, Sobradinho, Brazlândia, Gama e Samambaia.
Informações:
Para informações o usuário pode acessar o site Amamenta Brasília: www.amamentabrasilia.saude.df.gov.br ou o dos Programas Comunitários na página do Corpo de Bombeiros Militar do DF: www.cbm.df.gov.br