English Português Español

Ação Integrada do CBMDF e SES-DF Frente ao Alarmante Aumento de Casos de Dengue

No enfrentamento ao significativo aumento de 207% nos casos de dengue, conforme apontado no último Boletim Epidemiológico, uma parceria entre o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a Secretaria de Saúde (SES-DF) foi estabelecida, destacando-se pela eficiência e coordenação de ações. Em um esforço conjunto, a SES-DF, por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Dival), capacitou 300 alunos bombeiros em 12 de janeiro. Essa iniciativa visa fortalecer as ações de enfrentamento à dengue nas diferentes regiões administrativas, potencializando a resposta rápida diante da propagação da doença.

No dia 13 de janeiro, o CBMDF, em colaboração com a Secretaria de Saúde, Diretoria de Vigilância Sanitária e Diretoria de Vigilância Ambiental, desencadeou uma operação extraordinária em Ceilândia-DF. Com a participação de 19 viaturas e 300 militares, a operação focou em vistorias domiciliares intensivas, buscando eliminar focos do mosquito transmissor.

Os bombeiros, durante a operação, uniram forças com os agentes comunitários em saúde (ACS) e os agentes de vigilância ambiental em saúde (Avas), contribuindo ativamente durante as visitas e identificação de possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti. Para assegurar uma comunicação eficaz, foi estabelecido o canal 199, uma parceria entre o CBMDF e a Subsecretaria de Defesa Civil, oferecendo à população orientações fundamentais diante da situação epidemiológica.

Nos fins de semana, os 300 bombeiros capacitados serão estrategicamente empregados conforme o plano de operações, intensificando as ações de combate à dengue e ampliando a cobertura preventiva. Além disso, ao longo da semana, o Grupamento de Proteção Civil do CBMDF realiza vistorias diárias, garantindo uma cobertura contínua e efetiva no enfrentamento à propagação do vírus.

A SES-DF, em conjunto com o CBMDF, planeja a instalação de 9 pontos de operação ao lado das Administrações das Regiões Administrativas (RAs) estratégicas, como Ceilândia, Sol Nascente, Samambaia, Sobradinho, Santa Maria, São Sebastião, Estrutural, Brazlândia e Recanto das Emas. Estes pontos servirão como bases estratégicas para coordenar e otimizar as ações de combate à dengue nessas áreas.

Essas medidas refletem uma abordagem abrangente e coordenada para enfrentar a epidemia de dengue, demonstrando a efetiva colaboração entre diferentes setores e instituições em prol da proteção da saúde da população. O engajamento do CBMDF é essencial nesse esforço conjunto para conter a propagação da doença e garantir o bem-estar da comunidade do Distrito Federal.

 

 

Pular para o conteúdo