English Português Español

Aprovação no Colégio Dom Pedro II

Aprovado em Medicina na Universidade Federal de Minas Gerais e em Direito na Universidade de Brasília, aluno do CMDPII conta o segredo para alcançar o sucesso.
Formado no Colégio Militar Dom Pedro II no ano de 2021, Gabriel Duarte Moreira Nascimento conta que entrou no 7º ano do fundamental, participou de vários projetos e que o colégio ajudou bastante no seu desenvolvimento cognitivo.
“O CMDP II tem uma ótima acessibilidade, facilitando a mobilidade nas instalações. A postura inclusiva da escola por meio da equipe do SOEPAS sempre me ajudou. Eu apresentei os laudos médicos e tive muito apoio, pude fazer as provas com horário estendido, pois tenho dificuldades na visão. Eu tenho complicações ortopédicas no joelho e na coluna. Fiz quatro cirurgias no joelho e uma na coluna. Outra área da escola que me ajudou muito foi o Posto de Primeiros Socorros. Eu já vim para o CMDP II depois de ter feito várias cirurgias. Eu acredito que o melhor lugar para se passar mal é no hospital e o segundo lugar é no CMDP II, por este suporte que a equipe de primeiros socorros prontamente dá”, aponta Gabriel.
Fernanda Moreira, mãe do aluno relembra: “em uma viagem com os alunos para Pirenópolis, os militares Capitão Geovani e Subtenente Ronan lhe ajudaram em vários momentos, quando viram seus colegas subindo um morro da região e ele também quis subir, os bombeiros não colocaram nenhum impedimento e lhe auxiliaram na subida íngreme, para ele, este foi um exemplo forte de inclusão e respeito pela pessoa humana independente de sua condição”.
Foi Aluno Destaque da turma, Alamar e também recebeu Menção Honrosa em algumas Olímpiadas de Matemática. O estudante esclarece: “em casa eu sempre fazia os deveres e tentava adiantar, eu não gostava de deixar as coisas para cima da hora. Olhava sempre algumas matérias que eu tinha mais dificuldades. Eu vejo que as pessoas geralmente estudam as disciplinas que elas gostam, eu penso que o correto é justamente estudar mais o que se tem menos afinidade, para o melhor desempenho nos vestibulares”.
Além do desafio de disputar uma vaga em uma Universidade Federal com milhares de estudantes, ainda precisou superar limitações pessoais, realizando algumas cirurgias de coluna e joelho durante a época escolar, mesmo assim continuou se esforçando e abriu mão de momentos de lazer para se dedicar aos estudos. “Ele utiliza até hoje o método do Projeto Hábitos de Estudo repassado pelo SOEPAS e gosta muito de estudar. Sempre gostou da disciplina matemática, chegando até a tirar nota maior que professores de cursinhos em alguns certames”, explica sua mãe Fernanda.
A Senhora Fernanda também fez questão de enfatizar a importância da escola: “Ele sempre se sentiu querido pelos professores, pelos monitores e também pela equipe do SOEPAS que lhe deram um cuidado muito especial, eu reconheço a importância que a escola possui para seu sucesso”.
A entrevista foi acompanhada pelo Tenente-Coronel Ronaldo – Comandante do CMDP II – que constantemente trabalha em prol da inclusão e pela Sra. Ângela Nepomuceno – Diretora Sociocultural da APAM/CMDP II.

 

Pular para o conteúdo