English Português Español

CEFAP terá novas instalações

Aconteceu hoje o lançamento da Pedra Fundamental das obras das novas instalações do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – Cefap. Após muito se debater sobre a reforma do atual CEFAP, o Comando do CBMDF optou pela construção de um novo complexo. O projeto foi concebido pelo Centro de Manutenção Predial (COMAP) e a arquitetura inspirada nas graduações das Praças – em vista aérea será possível visualizar as divisas de soldado, cabo, sargento e subtenente.

PEDRA FUNDAMENTAL

Diversas autoridades estiveram presentes ao lançamento da Pedra Fundamental, além de oficiais e praças de diferentes setores do CBMDF. O Comandante-Geral em exercício do CBMDF, Coronel Edimar Hermógenes de Moura e o Comandante Operacional, Coronel Eduardo José Mundim receberam o Chefe de Gabinete do DF, Sr. Paulo César Chaves, o Secretário de Segurança Pública do DF, Dr. Júlio Danilo Souza Ferreira, o Comandante- Geral da PMDF, Cel. Vasconcelos e o Chefe da Defesa Civil, Cel. Franco.

Foi lida uma homenagem enviada pelo Deputado Roosevelt Vilela, impedido de comparecer por questões de saúde. Coube às demais autoridades o descerramento da placa que marca o início da obra.

Ao som da Banda de Música do CBMDF as autoridades descerraram o laço de inauguração e vistoriaram o terreno, que já estava com as obras a todo vapor!

 

HISTÓRICO

A itinerante história do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, a labuta pelo ensino das Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal é traduzida, entre outras, pela busca de um “lugar ao sol”.

Pelos idos da década de 70 as instalações da Academia de Bombeiro Militar acolheram o CEFAP, à época o Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Instrução. No finalzinho da década de 80,  início dos anos 90, o CEFAP foi transferido para 1ª Companhia Regional de Incêndio, hoje 15º GBM. Essas instalações abrigavam o Comando e a administração do Centro; os cursos e as coordenações eram distribuídos em unidades que dispunham de estrutura física –  sala de aula e alojamento – como os Batalhões de Incêndio.

Em meados da década de 90 o CBMDF ocupou as áreas compreendidas entre a ABMIL e a Policlínica, e pelos “braços fortes” de 2 dezenas de bombeiros, 3 galpões são erguidos e em 1996, o CEFAP recebe aproximadamente 500 alunos nos Cursos de Formação de Cabos, Formação de Sargentos, Aperfeiçoamento de Sargentos e ainda o ingresso de uma turma da Banda de Música.

Com a centralização da formação de praças no CEFAP foi possível a padronização, inclusive de procedimentos operacionais, na atuação bombeiro militar que objetivavam mais eficiências e eficácia nos atendimentos à população do DF.

O Centro de formação recebe então o nome “Major Lacir Cortes de Araújo” em homenagem ao primeiro Diretor de Ensino e Instrução e Patrono do Centro de Especialização, Formação
e Aperfeiçoamento de Praças do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, de acordo com a Lei Distrital n° 2.607, de 18 de outubro de 2000.

Em 2000, as instalações já não atendiam as demandas da Corporação, começava a “era das grandes turmas de formação de soldados” e percebeu-se que o CEFAP precisava de muito mais que as tão sonhadas salas de aula que dispúnhamos até então. Faltavam pátio, alojamentos, refeitório e até banheiros, afinal o CEFAP é a porta de entrada de 89% dos militares da Corporação.

Com o advento da Lei 12.086, os cursos de responsabilidade do ora denominado Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, são os seguintes: Curso de Formação de Praças (CFP), Curso de Aperfeiçoamento de Praças (CAP) e Curso de Altos Estudos para Praças (CAEP) e conforme preceitua a atual Política de Ensino, publicada no BG n° 195, de 21 de outubro de 2010, o CEFAP é o responsável pela coordenação, controle, fiscalização e orientação do ensino das praças bombeiros militares do CBMDF e de instituições co-irmãs.

Agora, após muita discussão acerca de reforma das instalações atuais ou construção de uma nova edificação, o Comando da Corporação decidiu e trabalhou com afinco pela destinação de recursos para construção de um novo prédio para o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, e hoje dia 19 de janeiro de 2021, iniciamos uma nova fase da nossa história com o lançamento da pedra fundamental do início das obras da construção do novo CEFAP.

A edificação estará instalada em um terreno de 13.000 m², com uma área construída de 5.850,78 m², divididos em 2 pavimentos, com 28 salas de aula. A obra foi custeada quase que totalmente
com recursos do Ministério da Justiça. A construção do novo CEFAP é a certeza da realização de um sonho dos militares que trabalham diuturnamente na arte de ensinar

Pular para o conteúdo