English Português Español

Convite à solenidade em homenagem aos “Heróis do Braço Forte” e “Medalha Sangue de Brasília”

Aos Heróis do Braço Forte.
E a todos os Imortais.

O dia 07 de maio marca a história do Corpo de Bombeiros.

Em 1954, pouco após a meia noite, durante um incêndio em um depósito de explosivos na Ilha do Braço Forte-RJ, dezessete Bombeiros Militares perderam suas vidas e outros seis ficaram feridos após uma explosão monstruosa e aquela ocorrência marcaria para sempre a nossa história.

Nenhum Bombeiro sabe quando será o último brado. Mas ao ouvir aquele som nos chamando, a adrenalina sobe, a vibração toma conta e partimos em deslocamento, sem saber que aquele poderá não ter volta. A equipagem às pressas, as conversas no trajeto, o “joga-fora”, as estratégias da missão, ninguém ali poderia imaginar que seria o último brado.

O som da sirene rasgando o silêncio das ruas e o ronco das viaturas abrindo caminho em direção ao sinistro, são músicas em nossos ouvidos. E a gente imagina que sempre as ouviremos outra vez. Vidas Alheias importam mais que as nossas próprias e seguimos em direção ao que destino escalou para aquele dia.

Vamos!

Não sabemos se voltamos, mas vamos!

– Para a frente! O que importa a tormenta!?

Naqueles eternos instantes entre o brado e o regresso, nossa vida fica nas mãos de Deus. Vidas Alheias e Riquezas Salvar é o nosso lema. É a nossa uníssona voz. E como irmãos, cuidamos uns dos outros no cumprimento da missão.

– Mas não temem da morte os Bombeiros, quando ecoa do alarme o sinal!

Mas, algumas vezes, sem que a gente entenda o porquê, Deus busca um dos nossos e o transforma em anjo, herói, heroína, imortal. Algumas vezes aquele brado, infelizmente, é o último.

Algumas vezes a viatura transporta o nosso amado colega pela última vez. E nessas vezes, a sirene se transforma em um canto celestial anunciando que as portas do céu se abriram para que Deus incorpore mais um guerreiro imortal em sua tropa de heróis anônimos.

– Voluntários da morte, na paz, nem um passo daremos atrás!

A todos os imortais, a nossa mais agradecida continência!

Que Deus os tenha em lugar de glória.

Pois aqui, os senhores e senhoras têm lugar na honra!

Texto por Cap QOBM/Intd Cleonio

 

O CBMDF irá realizar nesta sexta-feira, dia 12 de maio, às 9h no Quartel do Comando Geral do CBMDF, uma homenagem aos heróis que ofertaram suas vidas durante a missão e nunca serão esquecidos. Prestigie:

Pular para o conteúdo