GDF: Atuação em acidentes envolvendo produtos perigosos

O exercício realizado nesta quarta-feira (24) foi um simulado de acidentes com produtos perigosos

A iniciativa, realizada pela Comissão Distrital do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (CD-P2R2) ocorreu na manhã desta quarta-feira (24), com exercícios para aprimorar a preparação e resposta a eventos com produtos perigosos.

O treinamento foi organizado pelo Instituto Brasília Ambiental e desenvolvido pelo Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar (Gpram/CBMDF) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em conjunto com a empresa Ambipar, expert nesse tipo de situação.

Na ocasião, equipe com 50 pessoas desenvolveu, na sede do Gpram, um acidente fictício com vazamento de gás cloro, que causou oito vítimas. O treinamento proporcionou a verificação e prevenção das ações necessárias no caso de uma ocorrência como essa, como a realização do socorro a possíveis vítimas, a logística da operação e o pós-vazamento.

Durante o evento, o capitão do Gpram, Túlio Colombaroli, explicou que em eventos como esse o grupamento inicia a ação de socorro e controle do local, e quando a ocorrência dura mais tempo que o esperado e percebe-se a necessidade de recursos adicionais, o P2R2 é acionado. “Cada órgão tem uma competência que pode nos ajudar em casos de acidentes com produtos perigosos, como o órgão ambiental verificando a poluição no local, se há necessidade de intervenção e se o meio ambiente foi afetado”, contou o capitão.

Segundo a representante do Brasília Ambiental e secretária executiva do CD-P2R2, Ana Carolina Almeida Oliveira, o simulado serve para o aprimoramento das estratégias e procedimentos utilizados, com o intuito de testar a eficácia dos planos de contingência, a interoperabilidade das equipes e a efetividade das medidas adotadas em casos de acidentes envolvendo produtos perigosos.

“Trata-se de um evento muito importante, pois as instituições envolvidas tiveram a oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos, avaliar e aprimorar suas rotinas no enfrentamento de incidentes dessa natureza”, destacou Carolina Oliveira.

Foram treinadas situações de múltiplas vítimas contaminadas com o produto químico que tiveram que passar por um processo de descontaminação para depois serem encaminhadas serem triadas pelo SAMU e deslocadas para os hospitais conforme a regulação médica.

Houve também participação direta da AMBIPAR, que colaborou com a expertise em emergências químicas e realizou a contenção do vazamento do “cilindro contaminado” utilizando o kit A.

Ao final, foi realizada uma reunião (debriefing) com os envolvidos para discutir as atuações de cada equipe e estratégias como forma de aprendizado para futuros simulados.

O CD-P2R2 é integrado por vários órgãos do poder público e tem como finalidade tornar mais eficaz e efetivo o breve retorno às ocorrências com produtos químicos no Distrito Federal. Participou ainda do treinamento a Polícia Militar (PMDF); Polícia Civil (PCDF); o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob/SSP); a Defesa Civil; a Secretaria de Saúde; a Secretaria da Agricultura (Seagri); a Companhia Ambiental de Saneamento (Caesb); o Ministério Público; a Vigilância Sanitária; a Vigilância Ambiental; o Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Imagens por Alexandre Alvares, Texto por IBRAM DF e SAÚDE DF