English Português Español

O CBMDF VOLTA A FAZER COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O JAPÃO, APÓS LONGO PERÍODO DE DISTANCIAMENTO.

O CBMDF VOLTA A FAZER COOPERAÇÃO TÉCNICA COM O JAPÃO, APÓS LONGO PERÍODO DE DISTANCIAMENTO.

Após anos sem realizar cooperações técnicas com o Japão, o CBMDF retoma a agenda e não apenas 1(um), mas 2(dois) militares do CBMDF representarão a Corporação (e o país) no Curso de Técnicas de Resgate, ofertado pela Japan Internacional Cooperation Agency (JICA) – Agência de Cooperação Internacional do Japão, a ser ministrado nos períodos de 2 a 8 de outubro (online) e de 9 de outubro a 9 de dezembro (presencial, na cidade de Kobe, Japão).

A convite da JICA e após seleção interna, realizada por meio da análise de requisitos, o CBMDF indicou 9(nove) militares para participaram do processo seletivo promovido pela JICA e concorrerem às únicas 2(duas) vagas disponibilizadas para o Brasil, sendo o Capitão QOBM/Comb. Rodrigo de Carvalho Farias e a 1º Tenente QOBM/Comb. Clara Tamy Sarty Seó selecionados para o curso, que será integralmente custeado pelo Governo Japonês.

O curso faz parte do Programa de cocriação de conhecimento da JICA (KCCP), a partir do Estatuto de Cooperação para o Desenvolvimento em fevereiro de 2015, divulgado pelo Gabinete Japonês que afirmou que: “Em sua cooperação para o desenvolvimento, o Japão manteve o espírito de criar conjuntamente coisas que se adequem aos países parceiros, respeitando a propriedade, as intenções e as características intrínsecas do país em questão, com base em uma abordagem orientada para o campo por meio do diálogo e da colaboração. Também manteve a abordagem de construir relações recíprocas com os países em desenvolvimento, nas quais ambos os lados aprendem um com o outro e crescem e se desenvolvem juntos”.

Segundo informações constantes do edital de convocação, a JICA acredita que esse “programa de Cocriação de conhecimento” servirá como base para o processo de aprendizado mútuo, vez que referido programa tem por objetivo justamente “contribuir para o aprimoramento das técnicas básicas de resgate de emergência e difundi-las nos países dos participantes com base nas experiências de como o Japão tem lidado com situações de emergência. Esse programa também tem como objetivo transferir conhecimentos e habilidades por meio de treinamento físico real para ajudar e prestar os primeiros socorros às vítimas que não conseguem escapar ou evacuar por conta própria, usando várias técnicas de resgate.”

Além disso, o programa também visa à troca de informações para aprofundar ainda mais o entendimento mútuo entre os participantes do programa e fortalecer as redes entre o Japão e os países participantes. (Brasil, Djibuti, Fiji, Irã, Gana, Palestina e Autoridade de Papua Nova Guiné).

Importante relembrar que na década de 1980 o CBMDF firmou sua primeira cooperação técnica internacional; cooperação técnica esta realizada com o Japão e que resultou na construção das duas torres para treinamento em Salvamento em Altura no pátio do CETOP, além do aprimoramento das técnicas do CBMDF nesse sentido.

 

Pular para o conteúdo