English Português Español

13º GBM realiza simulado no Metrô

O 13º Grupamento de Bombeiro Militar/Guará I realizou, nas madrugadas dos dias 08 e 09 de março de 2022, em ação conjunta com o Metrô-DF, atividade simulada de combate a incêndio, salvamento, atendimento pré-hospitalar e evacuação na Estação Feira do Metrô-DF.

A atividade simulada foi realizada este mês com as alas Charlie e Delta e tiveram como objetivo a capacitação e o treinamento dos militares da unidade para a execução e gerenciamento dos atendimentos às ocorrências operacionais, bem como o conhecimento das diferentes estruturas, peculiaridades e sistemas preventivos das atividades desenvolvidas na área de atuação desse quartel.

Quando acionadas, por volta das 01h15, as equipes de bombeiros do 13º GBM deslocaram-se com efetivo composto por 15 militares e 03 viaturas, entre elas, uma unidade de resgate, uma auto-bomba e uma viatura de salvamento. Ao local, depararam-se com um incêndio em um dos carros da linha metroviária e com 8 vítimas em diversos níveis de urgência de atendimento e evacuação.

Ressalta-se que a atividade bombeiro militar requer o constante aprimoramento técnico-profissional para que o atendimento à sociedade se mantenha em níveis elevados de qualidade. Além disso, possíveis ocorrências que envolvam as unidades do METRÔ-DF podem ser complexas, haja vista o quantitativo de usuários que diariamente usufruem desse meio de transporte e as especificidades técnicas que envolvem esse tipo de atividade.

Esse simulado, além do treinamento propiciado às equipes de bombeiros, pôde integrar os órgãos distritais permitindo atuar cada um dentro de suas atribuições legais e de forma conjunta, garantindo a segurança da sociedade.

O Comandante do 13º GBM, Major QOBM/Comb. Fábio Faria, agradece a parceria e a cooperação de todos os colaboradores do Metrô-DF para o desenvolvimento dessa atividade e a participação cobiçosa de conhecimento dos militares do quartel.

Pular para o conteúdo