English Português Español

Terceira Reunião Conjunta do Comitê Interno de Governança com o Comitê de Gestão de Riscos

Hoje dia 09 de dezembro de 2021 ocorreu a Terceira Reunião Conjunta do Comitê Interno de Governança com o Comitê de Gestão de Riscos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

As reuniões conjuntas visam amplificar a comunicação e reduzir os ruídos do processo. Nelas a gestão recebe diretamente da governança os mecanismos de liderança, estratégia e controle e reporta as informações qualificadas à governança, possibilitando o fechamento de um ciclo de GR com a apresentação de relatórios de execução e o início de um novo ciclo com os novos rumos a serem tomados.

A reunião de hoje foi a última relacionada aos temas Governança e Gestão de Riscos de 2021 e nela foi estabelecido o calendário das reuniões para 2022, como é apresentado a seguir:

Na reunião foi apresentado o Plano de Implantação das Ações de Controle da DITIC, produto final da implantação da gestão de riscos na DITIC, que agora, após a implantação no DEALF e no DESEG é o terceiro setor a receber a implantação da gestão de riscos com sucesso.

Em cumprimento à pauta estabelecida foi apresentada a Portaria n° 40, de 7 de dezembro 2021 que altera o art. 8° e acrescenta o art. 16-A e o Anexo Único à Portaria n° 17, de 9 de julho de 2019, que institui a Politica de Gestão de Riscos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal – CBMDF e dá outras providências. A alteração acrescentou à política de GR a categoria de riscos de integridade e formalizou a implementação do modelo de três linhas de defesa no CBMDF.

E finalmente, foram apresentadas as próximas ações relacionadas à implantação do Programa de Integridade do CBMDF e da Gestão de Riscos nos próximos setores, que conforme as decisões de governança anteriores será o Departamento de Recursos Humanos – DERHU.

Estas ações vem contribuindo para o incremento de nossa maturidade na governança pública institucional. Podemos observar esta afirmação com o avanço dos índices iGG (índice integrado de governança e gestão públicas) e iGovPub (índice de governança pública) nos gráficos a seguir:

Pular para o conteúdo