English Português Español

1º Workshop da DICOA sobre contratação e licitação

A Diretoria de Contratações e Aquisições realizou nesta quinta-feira, 07, no auditório da ABM às 10h seu primeiro Workshop. Com o tema “Planejamento da futura contratação e o sucesso da licitação”, o evento contou com a participação de 100 militares dos diversos setores do CBMDF que realizam pedidos de aquisições de materiais, como o CEMEV, a PODON, a POMED, Unidades Especializadas do Comando Operacional, a ABMIL, entre outras.

O Workshop, que contou com a presença do Exmo. Sr Comandante-Geral do CBMDF, Cel. QOBM/Comb. Bonfim, e do Subcomandante-Geral, Cel. QOBM/Comb. Rogério Dutra, trouxe 4 palestras com temas relevantes para as compras e contratações do CBMDF.

No período da manhã, o Maj. QOBM/Comb Salomão tratou sobre a tramitação dos pedidos apresentando conceitos básicos e necessários para entender o metaprocesso de contratações do CBMDF. Logo em seguida o Ten-Cel. QOBM/Comb. Monteiro explanou sobre o Estudo Técnico Preliminar (ETP), orientando sobre os cuidados na confecção do ETP para as diversas aquisições e contratações do CBMDF.

Após o almoço, no período da tarde, a Maj. QOBM/Comb Regina e o Maj QOBM/Comb. Ferreira elucidaram sobre os cuidados com as pesquisas de preços, principalmente sobre os efeitos dessa exigência sobre a futura aceitação do objeto demandado. Foram apresentados conceitos e exemplos dos problemas mais frequentemente encontrados nas pesquisas de preços e as consequências na licitação.

Encerrando a tarde de palestras, o Maj QOBM/Comb. Sodré apresentou de maneira bem ilustrativa e didática, as falhas impeditivas relativas à especificação do objeto a qual se deseja adquirir. Foram abordados casos concretos onde a especificação prejudicou o resultado final do processo licitatório.

Ao finalizar o 1º Workshop, o Diretor da DICOA, Ten-Cel. QOBM/Comb. Pereira, mostrou-se satisfeito com o público presente. O Oficial informou, ainda, que em novembro deste ano, será realizado o 2º Workshop da DICOA, cujo tema estará relacionado com “Contratos e Convênios”.

Vem coisa boa por ai!

Você pode conferir o conteúdos aqui:
1-Tramitacao-de-Pedidos-1.pdf (275 downloads )

2-Estudo-Tecnico-Preliminar-o-desconhecimento-da-nova-exigencia-1.pdf (478 downloads ) 3-Pesquisa-de-preco-Maj-Regina-e-Ferreira-1.pdf (203 downloads ) 4-Especificacao-do-objeto-–-as-falhas-que-sao-impeditivas-do-sucesso-da-licitacao.pdf (816 downloads )

 

Pular para o conteúdo