English Português Español

24 de junho – Dia do Operador Aero-tático

Voar uma aeronave destinada a missões de resgate, combate a incêndios ou atendimento pré-hospitalar é algo bastante complexo. As condições em geral são as mais adversas possíveis.

As ocorrências a serem atendidas envolverão cenários variados. A vítima pode estar em um campo de futebol amplo e gramado ou de terra batida, dentro de um estabelecimento comercial ou em casa, dentro ou nas margens de um rio, em uma cachoeira ou em uma caverna, um ponto remoto de uma rodovia ou em uma faixa de pedestres em frente a uma escola repleta de crianças. O local provavelmente nunca estará preparado para o pouso.

Condições extremas assim colocam nossa aeronave no chamado “envelope limitante de altura – velocidade” ou “curva do homem morto”. Voamos para salvar, em geral a baixa altura e velocidade, operando em áreas restritas. Qualquer erro humano ou falha da máquina pode ser catastrófico. A tripulação que atenderá a esses chamados precisa ser multidisciplinar e muito entrosada.

Neste dia 24 de junho, homenageamos um membro dessa equipe em especial.

O Comando do CBMDF parabeniza todos os Operadores Aero-táticos, principalmente nossos Tripulantes Operacionais (TOps), homens e mulheres extremamente dedicados, especialistas em salvamento em altura, salvamento aquático, atendimento pré-hospitalar e em diversas outras áreas da profissão Bombeiro Militar, que com suas habilidades físicas e mentais, completam nossas guarnições de Resgate Aéreo e nos permitem cumprir a MISSÃO.

Que Deus os abençoe e que possam sempre VOAR, PAIRAR e SALVAR!

 

“Quando você tiver provado a sensação de voar, andará na terra com seus olhos voltados ao céu, pois lá você esteve e para lá desejará retornar.” (Leonardo da Vinci)

 

Atenciosamente.

 

Centro de Comunicação Social – CECOM/CBMDF

 

Pular para o conteúdo