7ª Reunião do Comitê de Gestão de Riscos do CBMDF

Na tarde desta quarta-feira, 05/05/2021, no Salão Nobre do Palácio Imperador Dom Pedro II, ocorreu a 7ª Reunião do Comitê de Gestão de Riscos do CBMDF. Foram convocados para esta reunião os membros previstos na portaria nº. 15 de 21/08/2020, publicada no DODF nº 161 de 25/08/2020, a saber:

  • Subcomandante-geral – presidente;
  • Chefe do Estado-Maior-Geral – membro;
  • Chefe do Departamento de Recursos Humanos – membro;
  • Chefe do Departamento de Administração Logística e Financeira – membro;
  • Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia – membro;
  • Chefe do Departamento de Segurança contra Incêndio – membro;
  • Subcomandante-Operacional – membro;
  • Chefe do Estado-Maior Operacional – membro;
  • Comandante do Centro de Comunicação Social – membro consultivo;
  • Comandante do Centro de Inteligência – membro consultivo;
  • Chefe da Seção de Gestão Estratégica e Projetos, do Estado-Maior-Geral – secretário.;

A gestão no CBMDF utiliza como insumos os mecanismos de liderança, estratégia e controle emanados pela governança. Nas reuniões de gestão de riscos, além das decisões relativas à riscos, também são nivelados os conhecimentos e repassadas as diretrizes e as decisões de governança (DG).

Nesta reunião foram repassadas ao Comitê de Gestão Riscos as decisões exaradas pelo Comitê de Governança na quinta reunião daquele comitê, ocorrida na semana passada dia 28/04/2021. Uma destas decisões foi a aprovação do modelo das três linhas de defesa do CBMDF. Foi realizada uma apresentação, pelo Núcleo de Gestão de Riscos, dedicada a nivelar este conhecimento junto ao Comitê de Gestão de Riscos. Adiante é apresentado o modelo das três linhas de defesa do CBMDF aprovado naquela reunião.

Figura 1 – Modelo de três linhas de defesa do CBMDF

Fonte: O autor com base no MPOG; CGU (2016).

Também foi repassada ao comitê de gestão de riscos a decisão de governança DG1 exarada na quinta reunião do Comitê Interno de Governança do CBMDF, realizada no dia 28 abr. 2021, a respeito da priorização da implantação da gestão de Riscos na Diretoria de Gestão de Pessoal – DIGEP e na Diretoria de Inativos e Pensionistas – DINAP para o primeiro semestre de 2022.

O comitê de gestão de riscos do CBMDF também teve a oportunidade de tomar conhecimento a respeito do projeto de implantação da gestão de riscos no Departamento de Segurança contra Incêndio – DESEG. Esta implantação, que está sendo monitorada via sistema de gerenciamento de projetos – GPWeb, está na fase de avaliação de riscos, onde os riscos daquele setor estão sendo identificados, analisados e avaliados. O documento de escopo, contexto e critério já foi finalizado e está em validação pelo subcomitê do DESEG.

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