8ª reunião do Comitê de Gestão de Riscos do CBMDF

O Comitê de Gestão de Riscos do CBMDF esteve reunido na tarde de ontem, 19, no Salão Nobre do Palácio Imperador Dom Pedro II, para sua 8ª reunião. Foram convocados os membros previstos na portaria nº 15 de 21/08/2020, publicada no DODF nº 161 de 25/08/2020.

São eles: Subcomandante-geral – presidente; Chefe do Estado-Maior-Geral – membro; Chefe do Departamento de Recursos Humanos – membro; Chefe do Departamento de Administração Logística e Financeira – membro; Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia – membro; Chefe do Departamento de Segurança contra Incêndio – membro; Subcomandante-Operacional – membro; Chefe do Estado-Maior Operacional – membro; Comandante do Centro de Comunicação Social – membro consultivo; Comandante do Centro de Inteligência – membro consultivo; Chefe da Seção de Gestão Estratégica e Projetos do Estado-Maior-Geral – secretário.

Seguindo as diretrizes da governança, a implantação da gestão no CBMDF começou a avançar para os demais setores da corporação. Iniciada no Departamento de Administração Logística e Financeira (DEALF), por meio da consultoria da CGDF, agora teve seu escopo expandido com a completa e eficiente implantação da gestão de riscos no Departamento de Segurança Contra Incêndio (DESEG).

A experiência bem sucedida neste último setor já será replicada em dois novos setores, são eles: a Diretoria de Tecnologia da Informação (DITIC) e a Diretoria de Saúde (DISAU). Os conhecimentos repassados pela equipe de consultores da CGDF foram geridos e sistematizados por meio de nossa ferramenta de gerenciamento de projetos, o GPWeb. Agora, após teste no DESEG já estão em condições de serem replicados na DITIC e na DISAU.

Vale lembrar que a decisão de governança DG1 exarada na quinta reunião do Comitê Interno de Governança do CBMDF, realizada no dia 28 abril de 2021, estabeleceu a priorização da implantação da gestão de Riscos na DIGEP e na DINAP para o primeiro semestre de 2022. Assim, possuímos um calendário repleto de desafios para o avanço da maturidade em gestão.