English Português Español

8º GBM divulga suas práticas de sustentabilidade

O 8º Grupamento de Bombeiro Militar tem desenvolvido algumas práticas importantes em prol da sustentabilidade. Em consonância com a semana do meio ambiente e as boas práticas que devem nortear as condutas da administração pública, o grupamento destaca a coleta seletiva dos resíduos gerados dentro da unidade, como a destinação correta dos resíduos recicláveis secos para uma cooperativa de reciclagem, que se encontra nas proximidades do quartel; a reciclagem do resíduo orgânico através do processo de compostagem; e a separação do rejeito que segue indo para o aterro sanitário, como já vinha sendo feito, mas com um volume reduzido.

Com objetivo de reduzir o volume de lixo gerado na unidade e aproveitar da melhor maneira o material orgânico como adubo, Todo resíduo orgânico é destinado a duas composteiras no quartel. O projeto vem sendo desenvolvido com especial atenção, desde julho de 2020.

Todo o conjunto de ações consiste desde a conscientização das alas para correta separação do lixo em compartimentos diferentes (orgânico/reciclável/rejeito), passando pelo manejo do resíduo orgânico na composteira, onde é misturado com folhas secas, serragem e terra, e, após 90 dias o composto está pronto para uso. Esse adubo fica disponível para os militares e ao projeto social da horta nos fundos do quartel.

Pular para o conteúdo