English Português Español

34º Curso de Perícia de Incêndio – CPI

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal realiza investigação de incêndio e explosões desde 1973, totalizando mais de 19.000 perícias concluídas. O grande marco na história da investigação de incêndio se deu nos anos 80 com um convênio firmado entre o CBMDF e a Japan International Cooperation Agency (JICA), onde foram repassados aos nossos militares as mais modernas técnicas e equipamentos de perícia disponíveis naquela época, gerando melhorias no serviço que possuem reflexo até os dias atuais.

A investigação e perícia de incêndio tem como principal objetivo a prevenção do incêndio e mitigação dos danos causados por ele, por meio de campanhas educativas, estudos técnicos, sugestão de técnicas de combate a incêndio, mudança de normas de segurança contra incêndio e pânico e promoção da mentalidade prevencionista.

Em outras palavras, o serviço de investigação de incêndio visa estudar a cena pós-incêndio, levantar dados, produzir informações e compartilhar conhecimentos de Segurança Contra Incêndio e Pânico (SCIP).

O Curso de Perícia de Incêndio (CPI) do CBMDF tem sido referência nacional por possuir elevado conhecimento teórico e prático, sendo reconhecido e procurado por militares das Forças Armadas, Corpos de Bombeiros Militares e Polícias de outras unidades da federação.

Na última sexta-feira (25/06/2021) a Diretoria de Investigação de Incêndio – DINVI – teve a honra e orgulho de concluir 34º Curso de Perícia de Incêndio.

O 34º CPI formou 25 militares dos Corpos de Bombeiros Militares do Rio Grande do Norte, Acre, Paraíba, Maranhão e da Força Aérea Brasileira, além dos Oficiais do CBMDF.

Esse foi o primeiro Curso de Perícia na modalidade semipresencial, onde todos os alunos tiveram a oportunidade de realizar um aprendizado mediado pela tecnologia, flexibilidade de horário e desenvolvimento de novas habilidades que o curso semipresencial oferece.

Até o presente momento o CBMDF formou um total de 634 Peritos de Incêndio.

Pular para o conteúdo