Uma trajetória de sucesso no Judô/CECAF

E tudo começou como brincadeira de crianças que queriam diversão e pais que desejavam profundamente fugir do famigerado trânsito ao retirar seus filhos da escola.

Mal sabiam eles que o destino lhes reservava a orientação para o “caminho suave” e o prazer de fazer parte da maior família que o CECAF/CMDPII já presenciou, a família JUDÔ.

Hoje somos muitos Judocas, orgulhosos Pais, o Sensei Paulinho com árduo trabalho de ensinar o Judô e um sonho: Preparar melhores cidadãos para a sociedade. Não só formaremos Judocas nessa tão bela Arte Marcial de origem japonesa, disseminada pelo mundo pelo Jigoro Kano, mas também doaremos em prol da sociedade mulheres e homens honrados que respeitam seus mestres, seus colegas e seus adversários.

As primeiras competições aconteceram, as primeiras medalhas vieram, chupetinhas felizes em carregar no peito uma homenagem simbólica pelo seu heroísmo. Esses chupetinhas cresceram, já não era mais brincadeira, grandes batalhas vieram e valorosas conquistas aconteceram. Tornamo-nos uma família.

E como a vida familiar não é fácil, divergências aconteceriam, incertezas viriam, mas através do diálogo maduro e franco hoje podemos comemorar e agraciar nossos Judocas com mais uma troca de faixa que representa um divisor de águas na carreira e na vida de cada atleta. Hoje passa um filme nas nossas cabeças imaginando esses jovens crescerem fisicamente, intelectualmente e sobretudo, no esporte.

Atualmente somos a 7º Academia no ranking do Distrito Federal da Federação Metropolitana de Judô. Contabilizamos dois campeões regionais, dois Judocas participantes do Campeonato Sulamericano e sempre enviamos pelo menos um representante para campeonatos nacionais desde 2017.

Crescemos e estamos em busca de atingir nossa maior idade como academia com muito trabalho, esforço e seriedade desse time que conta com total apoio do Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, da Associação de Pais, alunos e Mestres do Colégio Militar Dom Pedro II, protagonistas da nossa fábrica de judocas.

Os treinamentos no CECAF são realizados em três tempos, nas segundas, quartas e sextas-feiras e abriga 88 alunos na modalidade. No primeiro horário, os judoquinhas iniciantes no judô saem diretamente do colégio e extravasam tudo o que não foi possível nas horas de aula. No segundo horário os meninos já iniciados no caminho suave e com um pouco mais de experiência levam uma bagagem mais ampla de golpes e disciplina peculiares do judô. O terceiro horário é formado pelos alunos competidores que aprimoram as técnicas e representam a academia nas mais diversas atividades e competições, além de serem espelhos dos judoquinhas menores, auxiliam nas atividades do primeiro e segundo horários. Estes sobreviventes caminham a passos largos para a tão sonhada faixa preta. Fecharemos essa solenidade neste dia tão especial com 2 faixas marrons, 6 faixas roxas, 10 faixas verdes, 7 faixas laranjas, 3 ponteiras laranjas, 6 faixas amarelas, 2 ponteiras amarelas, 7 faixas azuis, 8 ponteiras azuis, 14 faixas cinzas e 23 ponteiras cinzas, fruto de um trabalho incansável e da dedicação do Sensei Paulinho.

Para os alunos conquistarem suas faixas é preciso muito esforço e dedicação, não apenas entregamos um tecido colorido para amarrarem seus Kimonos. O aluno do CECAF tem de provar seus conhecimentos teóricos e técnicos, formalizados pela realização da difícil avaliação escrita da Escola Nacional de Judô com certificação nacional e somente depois de aprovado nesse quesito ficam aptos a fazerem a prova de conhecimento prático com seus elevados graus de dificuldades dentro de cada faixa a ser trocada sob o olhar crítico, técnico e minuncioso do sensei. Assim é a nossa formação, com rigor, conhecimento e disciplina!

Que todos os presentes estejam abraçados confortavelmente por nossa família judoca: autoridades, senseis, familiares, amigos e nossas estrelas da noite e a razão desta solenidade, nossos heróis judocas! Esperamos de verdade com essas palavras que todos se sintam agraciados pois fazemos parte de uma engrenagem perfeita.

Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero 2022 com muitas conquistas!