Entre os dias 06 e 10 de junho, 22 militares do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal viajaram ao Rio de Janeiro para dar continuidade ao processo de Especialização em Combate a Incêndio Urbano (9º COI).
No Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAMIL), da Marinha do Brasil, na cidade de Niterói, os bombeiros integrantes do 9º COI, tiveram instruções de combate a incêndios em embarcações junto à Marinha do Brasil. Tais conhecimentos são de fundamental importância, visto que o Distrito Federal detém a 3º maior frota de embarcações do Brasil.
Na Eletronuclear, na cidade Angra dos Reis, os concludentes do COI receberam instruções a respeito de emergência envolvendo elementos nucleares, visto que o CBMDF deve estar pronto para responder aos chamados de emergência dentro do Distrito Federal, no Brasil ou em outras missões no exterior. Os conhecimentos, habilidades e técnicas adquiridos por estes militares ampliarão, ainda mais, a capacidade técnica do CBMDF, tornando a resposta operacional mais eficiente e segura.
O 9º COI é realizado pelo Grupamento de Combate a Incêndio Urbano (CPCIU), unidade especializada. Tem em seu corpo discente, 24 (vinte e quatro) bombeiros, sendo 22 (vinte e dois) do Distrito Federal e 2 (dois) do Estado da Paraíba. Dentre as diversas matérias do curso, se destacam os treinamentos de combate a incêndios em embarcações, indústrias, galpões, meios ferroviários, meios rodoviários, silos, depósitos de combustíveis e outros tipos de construções com tecnologias avançadas . O objetivo da cooperação técnica entre as instituições que atuam no segmento da Segurança contra Incêndio e Pânico na vida urbana é dar o adequado atendimento às ocorrências de toda e qualquer natureza.
O CBMDF, por meio do alto comando da corporação, não para de inovar e implementar gestão, visando prover o melhor serviço de atendimento às emergências no Distrito Federal e no Brasil.