CBMDF integra ações de enfrentamento às arboviroses no DF

No dia 26 de agosto de 2025, o Grupamento de Proteção Civil (GPCIV) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal participou do evento que marcou o início das ações de enfrentamento às arboviroses no Distrito Federal, como dengue, febre amarela, zika e chikungunya. A solenidade foi realizada no Auditório da Academia de Bombeiro Militar (ABMIL).

A atuação do CBMDF, por meio de ações de defesa civil, é essencial para a prevenção e preparação da comunidade, especialmente antes do período chuvoso, quando aumenta o risco de surtos dessas doenças. Amparada pela Lei Orgânica Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares (Lei nº 14.751/23), a Corporação desempenha papel estratégico no planejamento e na articulação de ações de redução de desastres, atuando de forma integrada diante de emergências de saúde pública.

O evento contou com a presença do Comandante-Geral do CBMDF, Coronel QOBM/Comb. Moisés Alves Barcelos, do Subsecretário de Vigilância à Saúde da SES/DF, Fabiano dos Anjos Pereira Martins, do Comandante do GPCIV, Tenente-Coronel QOBM/Comb. Raphael de Souza, e da Diretora de Vigilância Ambiental (DIVAL), Kenia Cristina de Oliveira. A participação dessas autoridades reforçou o Objetivo Estratégico do CBMDF de fortalecer a mobilização intersetorial e aprimorar o relacionamento com outras instituições.

Essa parceria representa a materialização do compromisso do CBMDF em proteger vidas, multiplicar esforços e tornar ambientes mais resilientes e seguros. A Corporação segue em permanente prontidão para enfrentar mais esta missão.

Ir para o conteúdo