📢 ATENÇÃO! Sobreaviso da OPVV foi acionado pela primeira vez em 2025

📢 ATENÇÃO! Sobreaviso da OPVV foi acionado pela primeira vez em 2025

Nesta terça-feira, 9 de setembro, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) acionou o sobreaviso da Operação Verde Vivo (OPVV). A medida reforça a prontidão da tropa para resposta rápida em situações de combate a incêndios florestais, garantindo maior capacidade operacional diante da demanda.

Fique atento! É possível que seja acionado novamente nos próximos dias. Confira seus dias de sobreaviso.

📌 Conforme estabelecido no Plano de Operação Verde Vivo (BG nº 159, de 26 de agosto), os cenários de acionamento são os seguintes:

  • Acionamento imediato: apresentação no local informado em até 2h30 após o acionamento.

  • Acionamento para o dia posterior: apresentação às 6h no local previamente determinado.

Plano de Mobilização – COMOP

O sobreaviso dos militares do Comando Operacional (COMOP) segue níveis escalonados:

  • Nível 1: escala de sobreaviso da segunda folga entre COMARES, COESP, COPAC e COMAV, além da escala de oficiais (16 alas – Tabela 1).

  • Nível 2: escala de sobreaviso da segunda folga entre os mesmos comandos e oficiais (8 alas – Tabela 1).

  • Nível 3: todas as duas folgas e a escala de oficiais (4 alas).

👉 A tabela de acionamento completa para cada nível encontra-se no Anexo A do BG.

Plano de Mobilização – Expediente

Todos os militares de expediente estão previstos como sobreaviso, conforme subdivisões da Tabela 2 (BG nº 159/26 de agosto). A confirmação do nível de acionamento (1, 2 ou 3) deve ser feita junto à secretaria de cada setorial.

Equipamentos de Proteção

Para os acionamentos, é obrigatório o uso de EPI florestal completo: capacete, óculos, luva, balaclava e lanterna.
⚠️ Na ausência do EPI florestal, o militar deverá apresentar-se com o uniforme 3A, além dos demais equipamentos exigidos.

Escalonamento

Os níveis de sobreaviso são acionados progressivamente, de acordo com a necessidade e a capacidade de combate.

📆 Para esta quarta-feira, 10 de setembro, os militares devem manter atenção redobrada caso estejam de sobreaviso.

 

Ir para o conteúdo