Cartilha “Direitos da Pessoa Idosa – Informações e orientações sobre os direitos da pessoa idosa e o papel das relações familiares na proteção destes direitos”

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) divulga a cartilha “Direitos da Pessoa Idosa – Informações e orientações sobre os direitos da pessoa idosa e o papel das relações familiares na proteção destes direitos”, desenvolvida pelo Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (CDI/DF).

Instituído pela Lei nº 4.602/2011 e regido pela Resolução nº 16/2012, o CDI/DF é responsável por formular e avaliar as políticas públicas voltadas à promoção e garantia dos direitos da pessoa idosa no DF. A cartilha foi elaborada em atendimento à recomendação da Ouvidoria da SEJUS/DF e deliberada na 2ª Reunião Extraordinária do Conselho, em novembro de 2022.

Produzida com rigor técnico e abordagem interinstitucional, a cartilha é uma ferramenta de educação em direitos humanos, com informações claras e atualizadas sobre os direitos das pessoas idosas. O material destaca ainda o papel fundamental da família e da rede de apoio na prevenção de violências e na promoção de vínculos protetivos.

A iniciativa busca fortalecer a cidadania, promover o envelhecimento ativo e estimular a denúncia de violações, consolidando uma cultura de respeito e valorização da pessoa idosa.

Download da cartilha
Cartilha_dos_Direitos_da_Pessoa_Idosa.pdf (12 downloads )

Ir para o conteúdo