Ação Social no Sudoeste: 45º GBM, Administração Regional e Prefeitura

Na manhã deste sábado, 15 de julho, foi realizada uma ação social na quadra 101 do Sudoeste. O evento foi realizado ao ar livre, posicionado ao lado da quadra poliesportiva e gratuito, por meio de parceria entre a Administração Regional, a prefeitura da quadra e o 45º GBM.

Na ocasião, foram ministradas palestras aos adultos sobre atendimento pré-hospitalar, com prática de reanimação cardiopulmonar em bonecos do GAEPH, com reiteração da presença e do modo de participação do Corpo de Bombeiros na região.

Para as crianças, as instruções foram adaptadas em forma lúdica – como quiz interativo e circuito de salvamento de vítima. Para esta atividade, uma boneca simbolizava a vítima, e a recompensa por finalizar o treinamento era um adesivo (em analogia ao brevê conquistado pelos militares após os cursos de especialização da corporação) com os dizeres “Parabéns! Você salvou uma vida!”.

As instruções nas tendas e as atividades lúdicas para as crianças foram desenvolvidas e aplicadas pela equipe do 45º GBM. A prefeitura viabilizou a infraestrutura física, oferta de café-da-manhã e sorvetes para a comunidade, com o apoio da Administração Regional e da empresa Brazilian Ice Cream.

Iniciativas desta natureza aproximam o bombeiro à região atendida pelo Grupamento, reforça a importância e a confiança do trabalho, além de proporcionar treinamentos capazes de salvar vidas em emergências cotidianas. A via é de mão dupla: as prefeituras conhecem os hábitos cotidianos dos moradores, e o Grupamento tem as estatísticas relacionadas à segurança, especialmente às demandas atendidas. Assim, o projeto se torna sob medida, o mais aderente possível, para cada ação desenvolvida.

Confira as imagens: